LOADING

Type to search

Disputa no Projeto FX-2 está sob nova avaliação de um grupo técnico da FAB

Share

A disputa para o fornecimento dos caças que irão equipar a Força Aérea Brasileira (FAB) está em nova fase final, sendo previsto que o relatório técnico de avaliação dos profissionais da FAB será entregue no final deste mês, novembro de 2009, para a tomada de decisão em dezembro, ainda este ano.

Para a imprensa, já foi divulgado que o relatório será importante, mas a decisão será política, levando-se em conta as necessidades estratégicas do Brasil. Um indicativo de que a oferta francesa ainda tem a preferência do governo brasileiro, embora ainda faltem detalhes a cerca da vantagem estratégica que o país terá com essa escolha.  

Contudo, a competição, que antes se expressava em termos técnicos e diplomáticos, passou a ser uma disputa intensa entre as empresas envolvidas e os países originários delas. 

Acusações estão sendo feitas por todas as partes, podendo extravasar a esfera puramente profissional e trazer repercussões para Brasil, caso sejam revelados elementos que não são de domínio público, pois estão incluídos nas cláusulas de sigilo de possíveis contratos que serão assinados.

Tags:
Marcelo Suano - Analista CEIRI - MTB: 16479RS

É Fundador do CEIRI NEWSPAPER. Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade em São Paulo e Bacharel em Filosofia pela USP, tendo se dedicado à Filosofia da Ciência. É Sócio-Fundador do CEIRI. Foi professor universitário por mais de 15 anos, tendo ministrado aulas de várias disciplinas de humanas, especialmente da área de Relações Internacionais. Exerceu cargos de professor, assessor de diretoria, coordenador de cursos e de projetos, e diretor de cursos em várias Faculdades. Foi fundador do Grupo de Estudos de Paz da PUC/RS, do qual foi pesquisador até o final de 2006. É palestrante da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-RS), tendo exercido também os cargos de Diretor de Cursos e Diretor do CEPE/CEPEG da ADESG de Porto Alegre. Foi Articulista do Broadcast da Agência Estado e do AE Mercado (Política Internacional), tendo dado assessoria para várias redes de jornal e TV pelo Brasil, destacando-se as atuações semanais realizadas a BAND/RS, na RBS/RS e TVCOM (Globo); na Guaíba (Record), Rádioweb; Cultura RS; dentre vários jornais, revistas e Tvs pelo Brasil. Trabalhou com assessoria e consultoria no Congresso Nacional entre 2011 e 2017. É autor de livros sobre o Pensamento Militar Brasileiro, de artigos em Teoria das Relações Internacionais e em Política Internacional. Ministra cursos e palestra pelo Brasil e no exterior sobre temas das relações internacionais e sobre o sistema político brasileiro.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!