LOADING

Type to search

Em resposta à ação diplomática brasileira a favor do Irã, o “Congresso dos EUA” poderá extinguir benefício que favorece aos exportadores brasileiros

Share

No início desta semana, os principais jornais do Brasil e do mundo comentaram que o “Congresso dos Estados Unidos” sinalizou que poderá extinguir, até o fim deste ano, o benefício que permite aos exportadores brasileiros vender bens de consumo e serviços aos norte-americanos, sem pagar imposto de importação. O valor estimado é de R$ 3,5 bilhões por ano.

Este benefício foi concedido pelos EUA às economias de menor porte no âmbito do “Sistema Geral de Preferências” (SGP) e favorece 17,4% das vendas do Brasil aos Estados Unidos. No começo desta semana, um porta-voz do “Congresso Norte-Americano” afirmou que o fim do benefício poderá ser uma das possíveis conseqüências da ação diplomática brasileira a favor do Irã.

Acredita-se, em Washington, que a aproximação com o governo do Irã foi uma decisão pessoal do presidente Luis Inácio Lula da Silva, mais que interesse da diplomacia ou das forças políticas no Brasil. Por isso, apostam que o próximo governo do país reduzirá a importância do Irã na política externa brasileira.

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!