LOADING

Type to search

Espanha pretende estimular aproximação e acordos entre MERCOSUL e União Européia

Share

Foi noticiado pela Ansalatina (portal da Agência ANSA na América Latina) que a Espanha pretende incentivar as aproximações e acordos entre a União Européia e o MERCOSUL, independente dos acordos na Rodada de Doha e dos objetivos da OMC (Organização Mundial de Comércio), pois o andamento de quaisquer tratados, acordos e projetos no seio da instituição tendem a ser de longo prazo.

 

A idéia apresentada por Juan Pablo de Laiglesia, Secretário de Estado espanhol para a América Latina, é recuperar o passo das negociações que haviam sido encenadas desde o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso e ficaram estagnadas. Buscava-se acordos entre os Blocos, beneficiando os parceiros do MERCOSUL que agiriam em condições de igualdade, apesar das diferenças econômicas entre estes.

O que barrava as negociações eram dois comportamentos, um específico de cada Bloco. Os Europeus eram acusados de protecionismo no setor agropecuário, o que prejudicaria qualquer relação comercial entre as partes, uma vez que esse é o setor prioritário dos sulamericanos. Já os membros do MERCOSUL eram acusados de dificultar as condições de investimento nos seus países, bem como a compra de produtos industrializados, como forma de beneficiar o empresariado local.

Percebe-se que os objetivos dessa reaproximação é criar alternativas para que os países europeus consigam intensificar as trocas comerciais, evitando que chineses e russos se implantem na região.

Ademais terão condições adequadas para confrontar econômica e comercialmente o domínio dos EUA que acusa um decréscimo de sua influência na região e estão sendo substituídos, principalmente, pela China.

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.