LOADING

Type to search

Está em preparação um encontro entre Dilma e Chávez

Share

Segundo informações divulgadas nesta terça-feira, dia 22 de março, está sendo preparada uma reunião entre a Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, e o Presidente da Venezuela, Hugo Chávez, para ocorrer no final do mês de abril deste ano (2011).

De acordo com o senador Romero Jucá (PMDB/RR), foi realizado diálogo com o embaixador da Venezuela, Maximilien Arvelaiz, para tratar das questões formais e protocolares para a realização do encontro, no qual se prevê o tratamento de questões técnicas, em que pese o reiterado apoio dado pelo venezuelano ao longo da campanha presidencial da brasileira.

Acredita-se que serão abordadas questões comerciais, investimentos diretos, a retomada de parcerias no setor de energia e a questão da abolição do uso de passaporte para o ingresso de nacionais dos dois países no território de ambos.

Analistas esperam ainda que o venezuelano voltará a tratar do MERCOSUL, apesar das dificuldades e fraqueza que o Bloco torna a apresentar, graças, em especial, às medidas adotadas pela Argentina, que tem dificultado a entrada de produtos dos demais membros, principalmente brasileiros, desrespeitando os Acordos do “Mercado Comum”.

Além disso, afirmam que também tratará da UNASUL, uma vez que a integração regional é um tema constantemente referido na pauta dos discursos eleitorais de Hugo Chávez, que está em plena campanha, mesmo que o pleito só vá ocorrer em 2012.

Os observadores apostam que, mesmo com a proximidade ideológica e o apoio recebido de Chávez, a mandatária brasileira se portará de forma mais técnica, como lhe tem sido característica até o presente momento, pois tem priorizado um conceito de Estado e não o de Governo, em seu posicionamento nas relações exteriores.

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!