LOADING

Type to search

Estratégia do governo Russo poderá tornar Medvedev o líder internacional de 2010

Share

Hoje, dia 24 de junho de 2010, o presidente da Rússia, Dimitri Medvedev, fará reunião em Washington, com o presidente dos EUA, Barack Obama, e pedirá apoio ao seu homólogo para a entrada da Rússia na “Organização Mundial do Comércio” (OMC). Desta reunião estarão definidas as diretrizes da “Comissão Bilateral” para coordenar os 16 grupos de trabalho criados em 2009 pelo Chanceler russo, Seguei Lavrov, e pela “Secretária de Estado dos Estados Unidos da América”, Hillary Clinton.

A reunião está sendo denominada como “Cúpula da Inovação” e foi confirmado pela mídia internacional que a pretensão do governo russo é criar uma “cidade da inovação”, em Skolkovo, mais que penas um centro tecnológico, bem como que o mandatário russo pretende ter o apoio e a parceria dos norte-americanos.

Tais reuniões reduzem as avaliações negativas feitas por alguns observadores sobre a questão do escudo antimísseis norte-americano na Polônia, pois tal medida vinha a reboque do governo anterior do EUA (George W. Bush) e as atuais negociações entre Rússia e EUA, acerca das questões de defesa avançaram ao ponto de fazer com que problemas desta natureza sejam dialogados para, progressivamente, serem esvaziados e resolvidos.

Analistas têm apontado que um indicativo de o cenário caminhar nesta direção está nos acertos de declaração conjunta acerca da crise no Quirguistão, país onde as duas potências têm “Bases Militares” e no fato de as reuniões entre os líderes estarem sendo realizadas nas vésperas das “Reuniões de Cúpula” do “G-8” e do “G-20”, que ocorrerão no Canadá. Acredita-se que ambos buscarão apresentar declarações harmônicas, bem como pretendem trabalhar para concretizar a parceria que está nascendo, a qual trará como uma das principais conseqüências a estabilidade e segurança nas relações internacionais.

Observadores começam a apontar que Medevedev está mostrando o perfil de líder inovador, diplomático, negociador e com características de líder global. Caso sua estratégia se realize, também se tem apontado que ele concorre para ser o líder internacional de 2010.

Tags:
Marcelo Suano - Analista CEIRI - MTB: 16479RS

É Fundador do CEIRI NEWSPAPER. Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade em São Paulo e Bacharel em Filosofia pela USP, tendo se dedicado à Filosofia da Ciência. É Sócio-Fundador do CEIRI. Foi professor universitário por mais de 15 anos, tendo ministrado aulas de várias disciplinas de humanas, especialmente da área de Relações Internacionais. Exerceu cargos de professor, assessor de diretoria, coordenador de cursos e de projetos, e diretor de cursos em várias Faculdades. Foi fundador do Grupo de Estudos de Paz da PUC/RS, do qual foi pesquisador até o final de 2006. É palestrante da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-RS), tendo exercido também os cargos de Diretor de Cursos e Diretor do CEPE/CEPEG da ADESG de Porto Alegre. Foi Articulista do Broadcast da Agência Estado e do AE Mercado (Política Internacional), tendo dado assessoria para várias redes de jornal e TV pelo Brasil, destacando-se as atuações semanais realizadas a BAND/RS, na RBS/RS e TVCOM (Globo); na Guaíba (Record), Rádioweb; Cultura RS; dentre vários jornais, revistas e Tvs pelo Brasil. Trabalhou com assessoria e consultoria no Congresso Nacional entre 2011 e 2017. É autor de livros sobre o Pensamento Militar Brasileiro, de artigos em Teoria das Relações Internacionais e em Política Internacional. Ministra cursos e palestra pelo Brasil e no exterior sobre temas das relações internacionais e sobre o sistema político brasileiro.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!