LOADING

Type to search

EUA e Rússia negociam redução de arsenal nuclear

Share

A Secretária de Estado Americana, Hillary Clinton, reuniu-se ontem, dia 18 de março, com seu homólogo russo, Serguei Lavrov, para analisar o andamento das negociações do novo tratado de desarmamento nuclear, o estado das relações bilaterais e questões gerais da atualidade internacional.

Há vários meses, Moscou e Washington realizam negociações para acertar um novo tratado de desarmamento estratégico, para substituir o “Tratado de Redução de Armas Estratégicas” (START, sigla em inglês), de 1991, cuja vigência expirou em 5 de dezembro de 2009. Hillary Clinton, afirmou, ontem, que os Estados Unidos e a Rússia obtiveram “progresso substancial” nas negociações para a redução de seus arsenais nucleares.

Os EUA esperavam assinar o acordo antes de o Presidente Barack Obama receber o Prêmio Nobel da Paz, no dia 10 de dezembro de 2009, mas não foi possível porque, segundo o jornal russo “Nezavisimaia Gazeta“, o chefe de governo, Vladimir Putin, insistiu que os norte-americanos deveriam fazer concessões.

De acordo com o jornal, os especialistas russos querem garantias de Washington, por temerem que, depois da ratificação do tratado, os EUA retomem seus planos de instalar o “escudo antimísseis” na Europa, uma vez que os norte-americanos consideram que este tema deve ser negociado separadamente.

O “Presidente da Câmara dos Deputados da Rússia”, Boris Grizlov, chefe do grupo parlamentar do “Partido Rússia Unida” na “Duma Estatal” (Câmara Baixa), advertiu que o Legislativo não ratificará um tratado de desarmamento estratégico que não inclua o problema dos sistemas antimísseis.

Apesar das divergências, acredita-se que um novo Tratado será assinado nas vésperas da “Conferência Internacional” sobre o “Tratado de Não Proliferação” (TNP), que se realizará em Washington, no dia 12 de abril.  

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.