LOADING

Type to search

EUA e Vietnã realizam exercícios militares conjuntos

Share

Após 37 anos, desde o final da “Guerra do Vietnã”, os Estados Unidos e o Vietnã estão realizando seu primeiro exercício militar conjunto. As forças navais vietnamitas e estadunidenses fazem manobras na cidade portuária de Danang, onde serão operadas algumas simulações bélicas.

Os norte-americanos contam com a presença do porta-aviões nuclear “George Washington” e do destroyer “John S. McCain”, que participaram dos trabalhos conjuntos com a Coréia do Sul, no Mar do Japão, no final do mês passado (julho).

As atividades também lembram o “15 º aniversário” das relações entre norte-americanos e vietnamitas. Segundo analistas, os exercícios constituem forma de enviar mensagem, por parte dos Estados Unidos, à Coréia do Norte e à China, pois as relações entre Washington e Beijing pioraram, comparativamente com o ano passado.

Para o governo do Vietnã, os trabalhos representam uma mensagem à China, pois ambos disputam soberania sobre as “ ilhas Paracel e Spratly” no “Mar da China Meridicional”.

Analistas da região também trabalham com a hipótese dos norte-americanos aproveitarem do momento em que a Ásia se encontra, de instabilidade e insegurança, para melhorar os laços com algumas nações que solicitavam a sua retirada militar do continente.

Tags:
Fabricio Bomjardim - Analista CEIRI - MTB: 0067912SP

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. Atualmente é membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!