LOADING

Type to search

EUA intensificam exigência pela saída de Kadhaffi

Share

O presidente dos EUA, Barack Obama, intensificou as declarações exigindo a saída do líder líbio Muammar Kadhaffi do governo. Após reunião na “Casa Branca” com o primeiro-ministro da Dinamarca, Lars Lowkke Rasmussen, afirmou: “O senhor Kadhafi perdeu sua legitimidade e deve ir embora”.

A secretária de Estado dos EUA, Hilary Clinton, esteve em reuniões na Europa com líderes de sete países para tratar do assunto e para reunir-se com lideranças da oposição líbia. O objetivo é acertar o apoio que seu país pretende dar aos revoltosos, envolvendo equipes médicas, humanitárias e diplomáticas para atuarem nas regiões que estão sob seu poder.

Potências européias, bem como os EUA, estão evitando tratar de uma possível invasão ao território da Líbia, mas esta hipótese não  está sendo descartada, já que a violência está sendo extrema e a “guerra civil” se instaurou.

Analistas interpretam que o problema para os norte-americanos será arcar com os custos de uma intervenção militar, já que as manifestações das lideranças dos demais países estão sendo retóricas, esperando o desdobramento da situação e correndo os riscos da demora na resolução da crise líbia.

Nas “Nações Unidas”, os países votaram por sanções contra o governo Kadhaffi, mas ainda não aceitam a intervenção militar, como é o caso do posicionamento russo. No entanto, com poucas exceções, até o momento tem sido consenso de que apoiarão uma medida desta natureza se ela for aprovada pelo “Conselho de Segurança” da ONU.

Tags:
Marcelo Suano - Analista CEIRI - MTB: 16479RS

É Fundador do CEIRI NEWSPAPER. Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade em São Paulo e Bacharel em Filosofia pela USP, tendo se dedicado à Filosofia da Ciência. É Sócio-Fundador do CEIRI. Foi professor universitário por mais de 15 anos, tendo ministrado aulas de várias disciplinas de humanas, especialmente da área de Relações Internacionais. Exerceu cargos de professor, assessor de diretoria, coordenador de cursos e de projetos, e diretor de cursos em várias Faculdades. Foi fundador do Grupo de Estudos de Paz da PUC/RS, do qual foi pesquisador até o final de 2006. É palestrante da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-RS), tendo exercido também os cargos de Diretor de Cursos e Diretor do CEPE/CEPEG da ADESG de Porto Alegre. Foi Articulista do Broadcast da Agência Estado e do AE Mercado (Política Internacional), tendo dado assessoria para várias redes de jornal e TV pelo Brasil, destacando-se as atuações semanais realizadas a BAND/RS, na RBS/RS e TVCOM (Globo); na Guaíba (Record), Rádioweb; Cultura RS; dentre vários jornais, revistas e Tvs pelo Brasil. Trabalhou com assessoria e consultoria no Congresso Nacional entre 2011 e 2017. É autor de livros sobre o Pensamento Militar Brasileiro, de artigos em Teoria das Relações Internacionais e em Política Internacional. Ministra cursos e palestra pelo Brasil e no exterior sobre temas das relações internacionais e sobre o sistema político brasileiro.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!