LOADING

Type to search

Europa e África debatem políticas de desenvolvimento

Share

Na abertura da 2ª Conferência sobre Política de Desenvolvimento, realizada ontem, 27 de agosto, o chefe de Estado alemão Horst Köhler, defendeu a intensificação da cooperação descentralizada, dirigindo-se aos governos estaduais e municipais para aumentarem as parcerias com países em desenvolvimento.

 

Segundo a Agência de notícias dw-world.de, o presidente alemão exemplificou como parcerias de sucesso as ligações entre Renânia-Palatinado e Ruanda, e as da Renânia do Norte-Vestfália com Gana, fomentando a cooperação com países africanos.

A declaração de Köhler demonstra a importância da Cooperação Descentralizada ao diversificar as alternativas à cooperação internacional para o desenvolvimento, evitando concentrar estas atividades no Estado Nacional. Contudo, deixa claro que a Alemanha pretende aumentar a cooperação internacional, por meio das unidades subnacionais.

A conferência, com duração de 2 dias, está sendo realizada na cidade de Bonn, Alemanha, e conta com a participação de 650 políticos e especialistas da África e da Europa. Entre os principais temas a serem debatidos estão: redução da pobreza, federalismo e desenvolvimento urbano.

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.