LOADING

Type to search

Evo Morales anuncia projeto de Escola de Defesa Regional

Share

O presidente da Bolívia, Evo Morales comunicou a pretensão de criar em seu país uma Escola de Defesa Regional para congregar as Forças Armadas dos países da região desenvolvendo uma doutrina tipicamente sul-americana, ou bolivariana. Em suas palavras “tipicamente nossa”.

 

De acordo com o que afirmou, o anúncio da proposta será feita na próxima reunião de cúpula da ALBA (Aliança Bolivariana para as Américas) que estava prevista para ocorrer no dia 25 de julho, mas será adiada devido aos encontros que serão realizados pela ONU entre os dias 23 e 27 de julho.

A idéia que está clara é fazer frente à política externa e à política de defesa dos EUA e, pelo que exposto até o momento, conta com o apoio de todos os países do Bloco bolivariano. Caso a idéia seja aprovada pelo grupo e estimulada por Hugo Chávez, os EUA tenderão à rever seu posicionamento negociador e pacificador no continente, pois também está previsto um significativo investimento dos russos na Bolívia, tanto para o fornecimento de armas, quanto para assessoria técnico- militar, sendo considerados negócios da ordem de US$ 300 milhões que serão destinados à aquisição de equipamentos como carros de combate e barcos de patrulha nos rios. A concretização desses projetos tenderá tornar a região mais tensa e certamente será alterado o comportamento dos EUA na América do Sul.

Tags:
Marcelo Suano - Analista CEIRI - MTB: 16479RS

É Fundador do CEIRI NEWSPAPER. Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade em São Paulo e Bacharel em Filosofia pela USP, tendo se dedicado à Filosofia da Ciência. É Sócio-Fundador do CEIRI. Foi professor universitário por mais de 15 anos, tendo ministrado aulas de várias disciplinas de humanas, especialmente da área de Relações Internacionais. Exerceu cargos de professor, assessor de diretoria, coordenador de cursos e de projetos, e diretor de cursos em várias Faculdades. Foi fundador do Grupo de Estudos de Paz da PUC/RS, do qual foi pesquisador até o final de 2006. É palestrante da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-RS), tendo exercido também os cargos de Diretor de Cursos e Diretor do CEPE/CEPEG da ADESG de Porto Alegre. Foi Articulista do Broadcast da Agência Estado e do AE Mercado (Política Internacional), tendo dado assessoria para várias redes de jornal e TV pelo Brasil, destacando-se as atuações semanais realizadas a BAND/RS, na RBS/RS e TVCOM (Globo); na Guaíba (Record), Rádioweb; Cultura RS; dentre vários jornais, revistas e Tvs pelo Brasil. Trabalhou com assessoria e consultoria no Congresso Nacional entre 2011 e 2017. É autor de livros sobre o Pensamento Militar Brasileiro, de artigos em Teoria das Relações Internacionais e em Política Internacional. Ministra cursos e palestra pelo Brasil e no exterior sobre temas das relações internacionais e sobre o sistema político brasileiro.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!