LOADING

Type to search

Foram eleitos os principais representantes da União Européia

Share

Ontem, dia 19 de novembro, o Primeiro Ministro belga, Herman Van Rompuy, foi eleito como Presidente da União Européia e a britânica Catherine Ashton, atual comissária de Comércio da UE, foi eleita como Alta Representante para a Política Externa e Vice-Presidente da Comissão Européia, sendo cumprida a exigência de eleger uma mulher para os cargos.

Van Rompuy, pouco conhecido nas instâncias comunitárias, contava com o apoio da chanceler alemã, Angela Merkel, e do presidente francês, Nicolas Sarkozy.

Já a eleição de Catherine Ashton, como Chefe da Diplomacia Européia, surpreendeu, devido a sua falta experiência em assuntos diplomáticos e relações internacionais.

Em coletiva de imprensa, ante a pergunta de um jornalista a Ashton, se não considera que, ao final, foi eleita em grande medida por seu gênero, ela respondeu que “no passado, grande parte dos homens conseguiram seu cargos sobre as mulheres precisamente por serem homens”.

A notícia sobre os novos líderes eleitos da UE foi recebida negativamente por toda mídia européia, demonstrando descontentamento em ter a Comunidade liderada por representantes inexperientes.

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.