LOADING

Type to search

Fórum Chinês de Cooperação Econômica e Comercial para CPLP designa novo Secretário-Geral

Share

A Agência Lusa anunciou, ontem, 9 de setembro, que o Ministério do Comércio da China nomeou Chang Hexi como novo Secretário-Geral do “Fórum para a Cooperação Econômica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa”.

 

O Fórum está sem Secretário-Geral desde 2008, ano em que faleceu o seu líder, Zhao Chuang. O novo Secretário deverá assumir suas funções em outubro, ou novembro. Por esta razão, a reunião ministerial que deveria ocorrer ainda este ano, em Macau, deverá acontecer apenas em 2010.

O Fórum foi criado em 2003 com o objetivo de promover o comércio e a cooperação em áreas multidisciplinares entre chineses e países de língua portuguesa e dinamizar o papel de Macau como plataforma de ligação nessa interação.

Por intermédio dele, tem-se promovido esforços para realizar a aproximação de Pequim com os países lusófonos, incluindo a São Tomé e Príncipe, que mantém relações diplomáticas com Taiwan em detrimento da República Popular da China.

A designação do Secretário-Geral, poderá favorecer a mudança de cenário publicada pelo CEIRI, ontem, 9 de setembro, sobre os desafios atualmente existentes para superar os entraves encontrados pela China para promover investimentos na CPLP.

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.