LOADING

Type to search

Gorbachev apóia decisão de Medvedev e critica política na Rússia

Share

O ex-presidente da antiga “União das Repúblicas Socialistas Soviéticas” (URSS), Mikhail Gorbachev, o responsável pela transformação da Rússia na década de 80 do século XX, declarou ontem, quarta-feira, dia 29 de setembro, que apóia a decisão do atual presidente da “Federação Russa”, Dimitri Medvedev, em afastar o “Presidente da Câmara de Moscou” (correspondente a função de Prefeito), Iúri Lujkov, afirmando que a medida deveria ter sida adotada antes, uma vez que a situação do autarca de Moscou era representativa da atual condição do sistema político russo.

Sobre este sistema se disse desiludido e deu indicações de que as estruturas devem ser repensadas e reorganizadas para dar conta das transformações necessárias à construção de um regime democrático. Gorbachev criticou o “Partido Rússia Unida” que tem como principal liderança o Ex-Presidente e atual Primeiro-Ministro da Rússia, Vladimir Putin. Em sua critica, comparou a agremiação política ao antigo “Partido Comunista da URSS”, pela forma como se organiza e atua.

Analistas percebem que a Rússia caminha para mais uma grande transformação interna, pois as instituições políticas e sociais, bem como as estruturas administrativas não conseguem dar conta do crescimento necessário do país e vêem que os poderes e lideranças caminham para confrontos que levarão a estas transformações.

Tags:
Marcelo Suano - Analista CEIRI - MTB: 16479RS

É Fundador do CEIRI NEWSPAPER. Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade em São Paulo e Bacharel em Filosofia pela USP, tendo se dedicado à Filosofia da Ciência. É Sócio-Fundador do CEIRI. Foi professor universitário por mais de 15 anos, tendo ministrado aulas de várias disciplinas de humanas, especialmente da área de Relações Internacionais. Exerceu cargos de professor, assessor de diretoria, coordenador de cursos e de projetos, e diretor de cursos em várias Faculdades. Foi fundador do Grupo de Estudos de Paz da PUC/RS, do qual foi pesquisador até o final de 2006. É palestrante da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-RS), tendo exercido também os cargos de Diretor de Cursos e Diretor do CEPE/CEPEG da ADESG de Porto Alegre. Foi Articulista do Broadcast da Agência Estado e do AE Mercado (Política Internacional), tendo dado assessoria para várias redes de jornal e TV pelo Brasil, destacando-se as atuações semanais realizadas a BAND/RS, na RBS/RS e TVCOM (Globo); na Guaíba (Record), Rádioweb; Cultura RS; dentre vários jornais, revistas e Tvs pelo Brasil. Trabalhou com assessoria e consultoria no Congresso Nacional entre 2011 e 2017. É autor de livros sobre o Pensamento Militar Brasileiro, de artigos em Teoria das Relações Internacionais e em Política Internacional. Ministra cursos e palestra pelo Brasil e no exterior sobre temas das relações internacionais e sobre o sistema político brasileiro.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!