LOADING

Type to search

Governo russo começa estratégia para modernizar e desenvolver o país

Share

O presidente da Rússia, Dimitri Medvedev, está realizando ações para criar novo modelo de desenvolvimento ao país e restabelecer o papel da Rússia no sistema internacional. Observadores têm apontado que as visitas na agenda do atual presidente russo, bem como suas declarações estão de acordo com o que ele tem anunciado.

Afirmam ainda que as iniciativas demonstram o desejo de estabelecer os passos de uma nova era para os russos (como tem saído na mídia internacional), buscando critérios, modelos e princípios de modernidade, trabalhando pela inserção da Rússia na cadeia produtiva global e criando meios para a atração de investimentos estrangeiros, sendo estes aspectos essenciais para começar a pensar nas medidas necessárias à internacionalização de suas empresas.

As intenções manifestadas para a visita que está fazendo aos EUA (começou 22 de junho e irá até quinta-feira, dia 24) estão sendo elogiadas. Segundo as afirmações do Presidente, elas vão além de observar modelo de incentivo, produção e inovação tecnológica, elas visam iniciar os passos para a criação de parcerias com os EUA em setores econômicos e de alta tecnologia.

Conforme disse, sua estada no “Silicon Valley” tem como fim observar um modelo de centro de produção tecnológica para criar algo semelhante em seu país, adaptado às suas necessidades e características. Neste sentido, anunciou a pretensão de formar um centro de investigação em Skolkovo, nos arredores de Moscou, e atrair investimentos externos.

Além das visitas, que esboçam iniciativa de diversificação de parcerias internacionais, Medvedev está reorganizando a doutrina nuclear e militar da Rússia. Para tanto, reuniu-se com seu “staf” da área de Defesa (“Ministro da Defesa” e novo “Comandante das Forças Armadas”) com o objetivo de pensar a redução do arsenal nuclear, sem afetar a segurança e o potencial militar do país. Ou seja, está trabalhando na racionalização da administração e do planejamento estratégico do país.

Observadores têm afirmado que as ações do Presidente Medvedev são passos importantes para a estabilização do sistema internacional e têm elogiado as iniciativas e as idéias esboçadas pelo líder russo.

Tags:
Marcelo Suano - Analista CEIRI - MTB: 16479RS

É Fundador do CEIRI NEWSPAPER. Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade em São Paulo e Bacharel em Filosofia pela USP, tendo se dedicado à Filosofia da Ciência. É Sócio-Fundador do CEIRI. Foi professor universitário por mais de 15 anos, tendo ministrado aulas de várias disciplinas de humanas, especialmente da área de Relações Internacionais. Exerceu cargos de professor, assessor de diretoria, coordenador de cursos e de projetos, e diretor de cursos em várias Faculdades. Foi fundador do Grupo de Estudos de Paz da PUC/RS, do qual foi pesquisador até o final de 2006. É palestrante da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-RS), tendo exercido também os cargos de Diretor de Cursos e Diretor do CEPE/CEPEG da ADESG de Porto Alegre. Foi Articulista do Broadcast da Agência Estado e do AE Mercado (Política Internacional), tendo dado assessoria para várias redes de jornal e TV pelo Brasil, destacando-se as atuações semanais realizadas a BAND/RS, na RBS/RS e TVCOM (Globo); na Guaíba (Record), Rádioweb; Cultura RS; dentre vários jornais, revistas e Tvs pelo Brasil. Trabalhou com assessoria e consultoria no Congresso Nacional entre 2011 e 2017. É autor de livros sobre o Pensamento Militar Brasileiro, de artigos em Teoria das Relações Internacionais e em Política Internacional. Ministra cursos e palestra pelo Brasil e no exterior sobre temas das relações internacionais e sobre o sistema político brasileiro.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!