LOADING

Type to search

Haiti participará da próxima Assembléia da Alternativa Bolivariana das Américas

Share

O Haiti terá uma representação de alto nível  [termo técnico para significar a composição com membros de alto escalão do governo] na próxima reunião da Aliança Bolivariana das Américas (ALBA), a ser realizada em 16 e 17 de outubro, em Cochabamba, na Bolívia, anunciou a rede de TV pública no Haiti. Observamos que poucas informações foram divulgadas pelas autoridades haitianas sobre este importante evento.

 

Segundo informação proveniente das autoridades bolivianas, participarão vários chefes de Estado da região como: Raul Castro, de Cuba; Hugo Chávez, da Venezuela; Rafael Correa, do Equador; Daniel Ortega, da Nicarágua, e Fernando Lugo, do Paraguai; entre chanceleres de outros países.

Os principais temas da agenda nesta Assembléia são: a criação de uma moeda única; a implementação de um tribunal de arbitragem. a questão do meio ambiente e a integração do comércio.

Além de todas as considerações ideológicas, é importante ressaltar que, atualmente, a realidade da cooperação haitiana com os países da ALBA, especialmente Cuba e Venezuela,  tem mais visibilidade e implementa mais benefícios para o país, do que a cooperação com os países desenvolvidos (EUA, França, Canadá etc.).

 

ORIGINAL

POLÍTICA INTERNACIONAL – Haití participara a la próxima asamblea de la Alternativa Bolivariana de las Américas

Haití tendrá una representación de alto nivel a la próxima asamblea de la Alianza Bolivariana de las América (ALBA) que se realizara los días 16 y 17 de octubre a Cochabamba en Bolivia según anuncio la cadena estatal de televisión en Haití. Lo que se observa, son muy pocas las informaciones que se han divulgado de parte de las autoridades haitianas acerca de este evento tan importante. 

Según información proveniente de las autoridades bolivianas, participaron varios jefes de estado de la región como Raul Castro de Cuba, Hugo Chávez de Venezuela Rafael Correa de Ecuador, Daniel Ortega de Nicaragua y Fernando Lugo de Paraguay, así como algunos cancilleres de otros países.  La creación de una moneda única, la implementación de un tribunal de arbitraje, la problemática del medio ambiente y la integración comercial constituyen entre los principales temas que se van a debatir en el marco de este congreso.

Mas allá de todas consideraciones ideológicas, es importante relatar que la realidad de la cooperación haitiana con los países del Alba, especialmente Cuba y Venezuela, tiene mas visibilidad y deja mas beneficios para el país comparativamente a la cooperación con los países desarrollados (Estados Unidos, Francia y Canadá, etc.)

Tags:
Jean Garry - Porto Príncipe (Haiti)

De nacionalidade haitiana, é formado em Marketing pela Universidad Interamericana de Santo Domingo, possui Pós-Graduação em Gestão de Projetos Sociais pela Universidad Autónoma de Santo Domingo e Mestrado em Economia pela Universidad Internacional de Andalucía (Espanha). É graduado no Curso de Gerenciamento Social do Instituto de Desenvolvimento Social (INDES) do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em Washington, e do curso Gestão Estratégica do Desenvolvimento Social e Regional da Comissão Econômica para América Latina (CEPAL) em Santiago do Chile. Tem experiência como Gerente de Marketing em diversas empresas privadas e trabalhou como consultor em Desenvolvimento Comunitário do Ministério de Obras Públicas do Haiti e em diversos projetos de desenvolvimento.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!