LOADING

Type to search

Hoje será o encontro entre Chávez e Santos

Share

Os presidentes da Venezuela e da Colômbia, Hugo Chávez e Juan Manuel Santos, respectivamente, encontram-se hoje, dia 10 de agosto, pelo período da tarde, na “Quinta de São Pedro de Alexandrino”, cidade colombiana de “Santa Marta”, no Caribe colombiano, para tratar de reatamento das relações bilaterais  entre os dois países.

O encontro foi acertado durante a reunião ocorrida no domingo, dia 8, entre os chanceleres dos dois países, María Ángela Holguín e Nicolás Maduro, da Colômbia e da Venezuela, na sequência, contando com a  mediação de Néstor Kirchner, “Secretário Geral” da “União das Nações Sul-Americanas” (UNASUL).

Analistas acreditam que a reunião levará ao reatamento das relações bilaterais, devido, principalmente, às necessidades econômicas de Venezuela e Colômbia. As relações comerciais entre os dois países geravam movimentação na casa dos 7 bilhões de dólares e o rompimento comercial, ocorrido no meio de 2009, trouxe perdas significativas para ambos, especialmente para as cidades da região de fronteira.

Acreditam ainda que será um período de trégua, mas que tenderá a gerar novas tensões, pois não se acredita que a política externa do governo colombiano terá mudanças, uma vez que o atual presidente é partidário da linha desenvolvida e adotada pelo ex-presidente Álvaro Uribe, o qual denunciou Chávez no “Tribunal Penal Internacional” (TPI) se dispondo a ser testemunha no processo.

Sabe-se ainda que se posicionará como o grande inimigo do venzuelano neste futuro breve, acrescentando o fato de que terá significativa influência internacional, uma vez que assumirá cargo na “Organização das Nações Unidas” (ONU), como membro da “Comissão Investigativa ao Assalto Israelense à ‘Flotilha da Liberdade’”, podendo ser este um primeiro cargo na Organização.

Tags:
Marcelo Suano - Analista CEIRI - MTB: 16479RS

É Fundador do CEIRI NEWSPAPER. Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade em São Paulo e Bacharel em Filosofia pela USP, tendo se dedicado à Filosofia da Ciência. É Sócio-Fundador do CEIRI. Foi professor universitário por mais de 15 anos, tendo ministrado aulas de várias disciplinas de humanas, especialmente da área de Relações Internacionais. Exerceu cargos de professor, assessor de diretoria, coordenador de cursos e de projetos, e diretor de cursos em várias Faculdades. Foi fundador do Grupo de Estudos de Paz da PUC/RS, do qual foi pesquisador até o final de 2006. É palestrante da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-RS), tendo exercido também os cargos de Diretor de Cursos e Diretor do CEPE/CEPEG da ADESG de Porto Alegre. Foi Articulista do Broadcast da Agência Estado e do AE Mercado (Política Internacional), tendo dado assessoria para várias redes de jornal e TV pelo Brasil, destacando-se as atuações semanais realizadas a BAND/RS, na RBS/RS e TVCOM (Globo); na Guaíba (Record), Rádioweb; Cultura RS; dentre vários jornais, revistas e Tvs pelo Brasil. Trabalhou com assessoria e consultoria no Congresso Nacional entre 2011 e 2017. É autor de livros sobre o Pensamento Militar Brasileiro, de artigos em Teoria das Relações Internacionais e em Política Internacional. Ministra cursos e palestra pelo Brasil e no exterior sobre temas das relações internacionais e sobre o sistema político brasileiro.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.