LOADING

Type to search

Inicia, hoje, a “Cúpula Rússia – União Européia”

Share

Hoje, 31 de maio, e no dia 1 de junho, ocorrerá a “Cúpula Rússia – União Européia (UE)” em Rostov-no-Don, cidade situada no Sul da Rússia.

Para os russos, esta Cúpula terá como tema central o projeto de abolição de vistos e de livre circulação de pessoas entre a Rússia e Espaço Schengen*. O embaixador da UE em Moscou afirmou: “Claro que essa questão será uma das fulcrais na Cimeira e espera-se que, em Rostov-no-Don, o processo de conversações sobre a facilitação do regime de vistos receba um novo impulso”.

Apesar de forte pressão de Moscou sobre Bruxelas para a abolição de vistos, o diplomata afirmou que: “Para nós não é tão importante à questão dos prazos. O processo de conversações deve ser conseqüente, desenvolver-se passo a passo e, só então, com o andar do tempo, ele poderá conduzir ao fim dos vistos”.

Para os países da UE o preço do gás russo será outro dos temas centrais da reunião, esperando os analistas que se chegue a um acordo neste campo. Ademais, será também debatida a adesão da Rússia à “Organização Mundial do Comércio” (OMC).

—————————————————————————————————————————————-

* Para mais informações sobre o Espaço Schengen, acesse: http://ec.europa.eu/youreurope/nav/pt/citizens/travelling/schengen-area/index.html

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!