LOADING

Type to search

Share

O presidente da Rússia, Dimitri Medvedev, deu início na sexta-feira, dia 9 de abril de 2010, ao projeto internacional denominado “Nord Stream” de construção de um gasoduto com aproximadamente 1.200 Km, que ligará a Rússia à Alemanha, passando pelo Mar Báltico. Ele será administrado por uma empresa criada para operá-lo, denominada “Nord Stream AF”.

O projeto será uma parceira entre empresas de três países: a russa “Gazprom”, que deterá 51% das ações da “Nord Stream AF”; as alemãs “Wintershall Holding” e “E. On Ruhrgas” e a holandesa “Gasunie”, que dividirão o restante das ações em parcelas diferenciadas.

O governo russo acredita que este empreendimento permitirá maior inserção da Rússia na União Européia, por meio da Alemanha, uma vez que se estipula que o montante de gás a ser transportado para este país será de 55 bilhões de metros cúbicos anuais, o que corresponde a 11% da demanda da União Européia para 2011, quando se prevê que já estará em funcionamento o primeiro tubo do gasoduto, fornecendo 27,5 bilhões de metros cúbicos do combustível.

Os russos estão retomando sua postura de “potência global”, investindo agora na postura de “global trader”. Analistas começam a especular que, dependendo da forma como conduzirem seu relacionamento com os EUA, a retomada do status de “Grande Rússia” poderá trazer mais equilíbrio ao sistema internacional.

Tags:
Marcelo Suano - Analista CEIRI - MTB: 16479RS

É Fundador do CEIRI NEWSPAPER. Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade em São Paulo e Bacharel em Filosofia pela USP, tendo se dedicado à Filosofia da Ciência. É Sócio-Fundador do CEIRI. Foi professor universitário por mais de 15 anos, tendo ministrado aulas de várias disciplinas de humanas, especialmente da área de Relações Internacionais. Exerceu cargos de professor, assessor de diretoria, coordenador de cursos e de projetos, e diretor de cursos em várias Faculdades. Foi fundador do Grupo de Estudos de Paz da PUC/RS, do qual foi pesquisador até o final de 2006. É palestrante da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-RS), tendo exercido também os cargos de Diretor de Cursos e Diretor do CEPE/CEPEG da ADESG de Porto Alegre. Foi Articulista do Broadcast da Agência Estado e do AE Mercado (Política Internacional), tendo dado assessoria para várias redes de jornal e TV pelo Brasil, destacando-se as atuações semanais realizadas a BAND/RS, na RBS/RS e TVCOM (Globo); na Guaíba (Record), Rádioweb; Cultura RS; dentre vários jornais, revistas e Tvs pelo Brasil. Trabalhou com assessoria e consultoria no Congresso Nacional entre 2011 e 2017. É autor de livros sobre o Pensamento Militar Brasileiro, de artigos em Teoria das Relações Internacionais e em Política Internacional. Ministra cursos e palestra pelo Brasil e no exterior sobre temas das relações internacionais e sobre o sistema político brasileiro.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!