LOADING

Type to search

Share

Os Estados Unidos afirmaram ter conduzido o seu primeiro “teste nuclear subcrítico” durante o governo de Barack Obama. O teste norte-americano recebeu fortes críticas do governo japonês, que afirmou ter o Presidente estadunidense entrado em contradição.

Segundo o “Departamento de Energia” dos EUA, este foi o primeiro de três testes marcados para os anos de 2011 e 2012 e defendeu que tal experimento não é banido pelo “Tratado Abrangente de Proibição de Testes Nucleares”. Embora utilizem desse argumento, grupos  japoneses criticaram o país ocidental, informando que o Obama foi contra suas palavras, já que declarou em várias  oportunidades ser a favor de um mundo livre de armamentos nucleares.

No Japão, centenas de protestos foram realizados, principalmente em Okinawa, onde existe forte presença militar dos Estados Unidos. Embora haja protestos e questionamentos à política conduzida por Washington, as autoridades informaram que isso não deve afetar as relações nipo-estadunidenses.

Tags:
Fabricio Bomjardim - Analista CEIRI - MTB: 0067912SP

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. Atualmente é membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!