LOADING

Type to search

Jean-Max Bellerive é, oficialmente, o novo Primeiro Ministro haitiano

Share

Jean Max Bellerive, com 51 anos de idade, [até então] Ministro da Cooperação Externa do governo de Michele Pierre Louis, [o qual foi] censurado na semana passada pelo Parlamento, é promovido à função de Primeiro Ministro, depois da ratificação de sua nomeação pelo mesmo Parlamento. Imediatamente após o voto das duas Câmaras, um comunicado presidencial confirmou a nomeação de Bellerive a este cargo tão importante.

Formado na frança e na Suíça, Jean-Max Bellerive tem formação em economia e possui vasta experiência na administração pública haitiana. A nomeação do ministro, para alguns observadores da política haitiana, parece ser a de um soldado que escalou todos os postos até chegar lá.

No entanto, Jean-Max Bellerive, não deve se iludir, tendo em conta a difícil convivência com um personagem controvertido, como o presidente Préval, os recursos limitados do atual orçamento e a situação crítica na qual se encontra o país.

O novo Primeiro Ministro tem que animar-se de uma cultura de resultados para enfrentar a corrupção endêmica, a miséria e o desemprego que afeta mais de 75% da população ativa.

ORIGINAL

POLÍTICA INTERNACIONAL – Jean Max Bellerive es oficialmente el Nuevo Primer Ministro Haitiano

Jean-Max Bellerive, con 51 anos de edad , Ministro de la cooperación externa del gobierno de Michele Pierre Louis,  censurado la semana pasada por el parlamento esta promocionado a la función de Primer Ministro después de la ratificación de su nominación por este mismo parlamento. Inmediatamente después del voto por las dos cámaras, un comunicado presidencial  ha confirmado la nominación de Bellerive a este cargo tan importante.

Formado en Francia y Suiza, Jean Max Bellerive tiene una formación en  economía y posee una vasta experiencia de la administración pública haitiana.  La nominación del Ministro de Planificación para algunos observadores de la política haitiana  parece a un soldado que ha escalado todos los rangos hasta llegar hasta ahí.

Sin embargo, Jean Max Bellerive no debe ilusionarse teniendo en cuenta la difícil cohabitación de toda persona con un personaje controvertido como el Presidente Preval, los recursos limitados en el marco del actual presupuesto, la situación crítica en la cual se encuentra el pais. El Nuevo Primer Ministro tiene que animarse de una cultura de resultados para enfrentar la corrupción endémica, la miseria y el desempleo que afecta a mas 75% de la población activa.

Tags:
Jean Garry - Porto Príncipe (Haiti)

De nacionalidade haitiana, é formado em Marketing pela Universidad Interamericana de Santo Domingo, possui Pós-Graduação em Gestão de Projetos Sociais pela Universidad Autónoma de Santo Domingo e Mestrado em Economia pela Universidad Internacional de Andalucía (Espanha). É graduado no Curso de Gerenciamento Social do Instituto de Desenvolvimento Social (INDES) do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em Washington, e do curso Gestão Estratégica do Desenvolvimento Social e Regional da Comissão Econômica para América Latina (CEPAL) em Santiago do Chile. Tem experiência como Gerente de Marketing em diversas empresas privadas e trabalhou como consultor em Desenvolvimento Comunitário do Ministério de Obras Públicas do Haiti e em diversos projetos de desenvolvimento.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!