LOADING

Type to search

Share

O líder norte-coreano, Kim Jong-Il, esteve em visita não oficial a China, entre os dias 26 e 29 deste mês (Agosto), quando se encontrou com o presidente chinês, Hu Jintao, para discutir assuntos de interesse de ambos os Estados.

Durante o encontro entre os líderes, um dos temas discutidos foi o intercâmbio de alto nível e a cooperação comercial, uma vez que a Coréia do Norte passa por grandes dificuldades econômicas e de infra-estruturas. O presidente Hu sugeriu o crescimento na comunicação e na criação de mecanismos para facilitar o comércio.

Além destes temas, a tensão na península coreana também foi discutida, pois Pyongyang sofre pressão internacional sob a acusação de responsabilidade pelo naufrágio da fragata sul-coreana “Cheonan”.

Para tentar diminuir as tensões e a pressão, o líder norte-coreano está recorrendo ao apoio da China para retomar os diálogos com o Grupo dos países que participam das negociações para por fim ao “programa nuclear norte-coreano” (Estados Unidos, China, Japão, Rússia e Coréia do Sul).

Espero que as conversações a seis sejam retomadas em breve para aliviar a tensão na península coreana”, disse Kim Jong-Il.

Neste momento, a China tem em mãos uma importante missão, definir novas estratégias para a retomada das negociações e junto com as demais potências, trazer a estabilidade e a paz para a região.

Tags:
Fabricio Bomjardim - Analista CEIRI - MTB: 0067912SP

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. Atualmente é membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.