LOADING

Type to search

Lula pede apoio da Bélgica para reforma da ONU

Share

O Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, iniciou neste domingo, dia 4 de outubro, uma visita de dois dias à Bélgica, com uma reunião com o primeiro-ministro do país, Herman Van Rompuy, antes de participar, na terça-feira, em Estocolmo, da cúpula entre a União Européia e Brasil.

 

Em Bruxelas, o presidente brasileiro defendeu a reforma da Organização das Nações Unidas (ONU), bem como que os países em desenvolvimento devem ocupar postos permanentes no Conselho de Segurança da ONU. Neste caso, a Bélgica concordou que o Brasil deve ter representação permanente no Órgão, insistindo, o primeiro-ministro belga nesse tópico. Acrescentou que o peso do país nas instituições financeiras deve estar em sintonia com o seu papel na economia mundial.

“Na recente reunião em Pittsburgh do Grupo dos Vinte (G20, os países ricos e os principais emergentes), Brasil e a União Européia estiveram unidos na defesa de uma governança global representativa, democrática, legítima e eficaz”, disse Lula à imprensa.

“Para isso é necessário uma reforma profunda das Nações Unidas, a inclusão de países em desenvolvimento como membros permanentes do Conselho de Segurança”, enfatizou.

No contexto desta reunião bilateral belgo-brasileira, o chanceler brasileiro, Celso Amorim, e seu homólogo belga, Yves Leterme, assinaram diversos acordos de colaboração sobre transferência de presos, previdência social, consultas políticas, cultura, logística portuária e migrações.

Também assinaram um acordo que abre a via para colaborações em setores-chave como  a espacial, a nuclear, a nanotecnologia, a biotecnologia, a saúde pública e a epidemiologia.

Além disso, foi concluído um memorando de entendimento sobre consultas políticas que estabelecerá reuniões de alto nível entre os países a cada seis meses.

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!