LOADING

Type to search

Mais tensões entre Japão e China nas ilhas Senkaku

Share

A situação entre China e Japão ainda permanece com problemas e tensões. Mesmo após o governo japonês ter libertado o capitão da embarcação chinesa que, no início deste mês, setembro, colidiu com um barco patrulha do Japão no “Mar da China Oriental”.

De acordo com os noticiários chineses e japoneses, o governo nipônico exigiu da China que dê ordem para que as embarcações pesqueiras de seu país saiam da região das ilhas Senkaku. Segundo o governo japonês, isso não passa de uma afronta em uma região que ainda é reivindicada por eles, pelos chineses e por Taiwan.

Além deste episódio, o governo do Japão pede à China que liberte quatro japoneses presos na cidade de Shijiazhuang. São funcionários da construtora, “Fujita Corporation”, que foram presos por fotografarem e filmarem instalações militares chinesas sem autorização.

A Diplomacia nipônica está trabalhando para a suas libertações e usa a soltura do capitão chinês como exemplo para que Beijing se espelhe e tome medidas à altura. Ainda não se tem previsão para a liberação dos japoneses.

Tókio diz que o futuro da paz e estabilidade das relações sino-japonesas estão nas mãos do governo chinês e também que estão prontos para reuniões de alto nível, visando resolver de forma pacífica e diplomática os contenciosos em suas relações.

Tags:
Fabricio Bomjardim - Analista CEIRI - MTB: 0067912SP

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. Atualmente é membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!