LOADING

Type to search

Medvedev alerta sobre a possibilidade de “nova corrida armamentista”

Share

O presidente da Rússia, Dmitri Medvedev afirmou ontem, terça-feira, dia 30 de novembro, que aproximação entre a Rússia e a “Organização do Tratado do Atlântico Norte” (OTAN) é essencial para evitar que ocorra uma nova “corrida armamentista” no mundo.

Fez tal afirmação diante da “Assembléia Federal”, no discurso anual realizado ao povo russo, o qual foi transmitido em rede nacional de televisão e “on-line” a 100 países, em 40 idiomas. Em suas palavras: “Nos próximos dez anos, vamos nos defrontar com as seguintes alternativas. Ou concordamos sobre a defesa antimísseis e criamos uma cooperação completa, ou – se não conseguirmos alcançar uma cooperação construtiva -, uma nova rodada de corrida armamentista. E então teremos que tomar uma decisão sobre a mobilização de novas forças de ataque”.

Os analistas internacionais afirmam que as declarações tiveram como objetivo o consumo interno, visando mostrar que o mandatário tem força e busca recolocar o seu país na condução do sistema internacional, já que não faz sentido fazer afirmações sobre uma “nova corrida armamentista” neste momento de aproximação.

Afirmam ainda que, como o Presidente pretende fazer grandes reformas políticas, econômicas e sociais na Rússia, ele não pode correr o risco de, perante seu povo, apresentar uma imagem de fraco, comparativamente aos demais líderes mundiais.

Acreditam, contudo, que o recado também foi dado aos Congressistas norte-americanos para não interromperem o processo de negociação e aproximação entre EUA e Rússia, uma vez que não há mais garantias de aprovação do “Novo START” no Legislativo estadunidense.

Tags:
Marcelo Suano - Analista CEIRI - MTB: 16479RS

É Fundador do CEIRI NEWSPAPER. Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade em São Paulo e Bacharel em Filosofia pela USP, tendo se dedicado à Filosofia da Ciência. É Sócio-Fundador do CEIRI. Foi professor universitário por mais de 15 anos, tendo ministrado aulas de várias disciplinas de humanas, especialmente da área de Relações Internacionais. Exerceu cargos de professor, assessor de diretoria, coordenador de cursos e de projetos, e diretor de cursos em várias Faculdades. Foi fundador do Grupo de Estudos de Paz da PUC/RS, do qual foi pesquisador até o final de 2006. É palestrante da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-RS), tendo exercido também os cargos de Diretor de Cursos e Diretor do CEPE/CEPEG da ADESG de Porto Alegre. Foi Articulista do Broadcast da Agência Estado e do AE Mercado (Política Internacional), tendo dado assessoria para várias redes de jornal e TV pelo Brasil, destacando-se as atuações semanais realizadas a BAND/RS, na RBS/RS e TVCOM (Globo); na Guaíba (Record), Rádioweb; Cultura RS; dentre vários jornais, revistas e Tvs pelo Brasil. Trabalhou com assessoria e consultoria no Congresso Nacional entre 2011 e 2017. É autor de livros sobre o Pensamento Militar Brasileiro, de artigos em Teoria das Relações Internacionais e em Política Internacional. Ministra cursos e palestra pelo Brasil e no exterior sobre temas das relações internacionais e sobre o sistema político brasileiro.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!