LOADING

Type to search

Medvedev pedirá que Irã retome negociações com Ocidente

Share

Um funcionário do governo russo declarou que o presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, pedirá ao presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, que retome as negociações com as grandes potencias ocidentais sobre o “Programa Nuclear do Irã”. Segundo divulgado na imprensa internacional, a solicitação ocorrerá no encontro de “Cúpula dos Países da Região do Mar Cáspio”, que ocorre hoje, quinta-feira, dia 18 de novembro.

De acordo com analistas, a solicitação faz parte da estratégia de Medvedev de restaurar a confiança de Teerã, e manter a Rússia com  o papel  mediadora dos diálogos entre países da região e o Ocidente.

Os russos sabem os riscos de terem os iranianos como antagonistas, pois têm consciência do papel de ponte entre Ásia e Europa, além da importância como articuladores do sistema internacional contemporâneo.

Dentro da mesma estratégia está a resolução das diferenças com a “Organização do Tratado do Atlântico Norte” (OTAN), cujo processo começará a ser trabalhado dentro em breve, nas reuniões que ocorrerão dias 19 e 20 em Lisboa.

Para os russos é essencial sua posição como Potência com capacidade de negociar com a todas as regiões do mundo, mas mais importante é o seu papel de mantenedora da paz e mediadora dos processos políticos nas regiões circunvizinhas.
Tags:
Marcelo Suano - Analista CEIRI - MTB: 16479RS

É Fundador do CEIRI NEWSPAPER. Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade em São Paulo e Bacharel em Filosofia pela USP, tendo se dedicado à Filosofia da Ciência. É Sócio-Fundador do CEIRI. Foi professor universitário por mais de 15 anos, tendo ministrado aulas de várias disciplinas de humanas, especialmente da área de Relações Internacionais. Exerceu cargos de professor, assessor de diretoria, coordenador de cursos e de projetos, e diretor de cursos em várias Faculdades. Foi fundador do Grupo de Estudos de Paz da PUC/RS, do qual foi pesquisador até o final de 2006. É palestrante da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-RS), tendo exercido também os cargos de Diretor de Cursos e Diretor do CEPE/CEPEG da ADESG de Porto Alegre. Foi Articulista do Broadcast da Agência Estado e do AE Mercado (Política Internacional), tendo dado assessoria para várias redes de jornal e TV pelo Brasil, destacando-se as atuações semanais realizadas a BAND/RS, na RBS/RS e TVCOM (Globo); na Guaíba (Record), Rádioweb; Cultura RS; dentre vários jornais, revistas e Tvs pelo Brasil. Trabalhou com assessoria e consultoria no Congresso Nacional entre 2011 e 2017. É autor de livros sobre o Pensamento Militar Brasileiro, de artigos em Teoria das Relações Internacionais e em Política Internacional. Ministra cursos e palestra pelo Brasil e no exterior sobre temas das relações internacionais e sobre o sistema político brasileiro.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!