LOADING

Type to search

Share

O presidente da Rússia, Dimitri Medvedev, visitará a Argentina e o Brasil, entre os dias 14 e 16 de abril de 2010. No dia 14, ele terá um encontro com a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, quando retomará os contatos realizados em 2008, no mês de dezembro, em Moscou, quando foram assinados vários Acordos, dentre eles o de utilização pacífica da energia nuclear.

No dia seguinte, 15 de abril, o Presidente russo visitará o Brasil, onde participará da reunião do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), quando se encontrará com os líderes destes países: o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, o chinês, Hu Jintao, e o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh.

A visita de Medvedev ocorrerá poucos dias depois do atual Primeiro Ministro russo, Vladmir Putin, ter visitado da Venezuela, onde firmou vários acordos com o presidente venezuelano, Hugo Chávez, e mostrou a intenção da Rússia em realizar amplos acordos comerciais na região, uma vez que, logo em seguida se dirigiu à Bolívia, para tratar de da aquisição de equipamentos militares, além de assuntos que já estavam acertados desde o ano passado, 2009, acerca de investimentos russos no país.

A vinda do presidente Medvedev ao Brasil já estava prevista, devido à reunião do BRIC. A parada na Argentina, contudo, mostra que os russos estão pensando em tornar a região uma área de influência, uma vez que a presença norte-americana recuou e eles estão percebendo a oportunidade para ocupar este vácuo de poder.

Tags:
Marcelo Suano - Analista CEIRI - MTB: 16479RS

É Fundador do CEIRI NEWSPAPER. Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade em São Paulo e Bacharel em Filosofia pela USP, tendo se dedicado à Filosofia da Ciência. É Sócio-Fundador do CEIRI. Foi professor universitário por mais de 15 anos, tendo ministrado aulas de várias disciplinas de humanas, especialmente da área de Relações Internacionais. Exerceu cargos de professor, assessor de diretoria, coordenador de cursos e de projetos, e diretor de cursos em várias Faculdades. Foi fundador do Grupo de Estudos de Paz da PUC/RS, do qual foi pesquisador até o final de 2006. É palestrante da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-RS), tendo exercido também os cargos de Diretor de Cursos e Diretor do CEPE/CEPEG da ADESG de Porto Alegre. Foi Articulista do Broadcast da Agência Estado e do AE Mercado (Política Internacional), tendo dado assessoria para várias redes de jornal e TV pelo Brasil, destacando-se as atuações semanais realizadas a BAND/RS, na RBS/RS e TVCOM (Globo); na Guaíba (Record), Rádioweb; Cultura RS; dentre vários jornais, revistas e Tvs pelo Brasil. Trabalhou com assessoria e consultoria no Congresso Nacional entre 2011 e 2017. É autor de livros sobre o Pensamento Militar Brasileiro, de artigos em Teoria das Relações Internacionais e em Política Internacional. Ministra cursos e palestra pelo Brasil e no exterior sobre temas das relações internacionais e sobre o sistema político brasileiro.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.