LOADING

Type to search

Michel Martelly vence a eleição presidencial no Haiti

Share

Segundo resultados preliminares, o cantor Michel Martelly venceu a eleição presidencial do Haiti, informou ontem, dia 4 de abril, a agência “Reuters”. O resultado deve por fim à tensão eleitoral existente.

Entre os dezoito candidatos que participaram do pleito eleitoral, três haviam se destacado: a ex-primeira-dama Mirlande Manigat, o governista Jude Célestin e Michel Martelly, um cantor famoso no país.

Resultados oficiais do primeiro turno anunciaram na ocasião que o segundo turno seria disputado por Manigat e Célestin. Os números foram contestados por partidários de Martelly, que saíram às ruas exigindo a recontagem dos votos.

Mais tarde, a hipótese de fraude eleitoral recebeu o endosso de órgãos internacionais, como a “Organização dos Estados Americanos” (OEA), que apoiou a recontagem. Com o aumento das pressões, o partido de Celéstin retirou sua candidatura.

No segundo turno, os haitianos tiveram de optar entre Martelly e a ex-primeira-dama Mirlande Manigat. Diferentemente do primeiro turno, o segundo transcorreu de modo geral pacificamente, mas foram registrados alguns incidentes isolados de violência.

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.