LOADING

Type to search

“Ministros dos Negócios Estrangeiros da UE” fecham acordo para corpo diplomático

Share

Os ministros dos “Negócios Estrangeiros da União Européia” (UE) fecharam ontem, dia 26 de abril, um “acordo político” para a criação do futuro “Serviço Europeu de Ação Exterior” (SEAE) que representará os interesses europeus no mundo.

Os ministros aceitaram o documento baseado na proposta apresentada pela “Alta Representante para a Política Externa da UE”, Catherine Ashton. “Estou muito satisfeita que o Conselho [da UE] tenha chegado a um acordo político com base na minha proposta“, afirmou Catherine Ashton, após longas negociações ministeriais em Luxemburgo.

Contudo, a decisão final, dependerá das negociações com o “Parlamento Europeu” (PE), que ameaçou fazer uso de suas competências em matéria orçamentária para bloquear o serviço, caso algumas de suas exigências não sejam cumpridas. Ainda sim, Ashton se mantém otimista, pois acredita que este projeto contempla as principais “inquietudes” do PE.

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.