LOADING

Type to search

Morales anuncia que será duro e difícil o encontro da UNASUL para tratar do uso das bases colombianas pelos EUA

Share

O presidente da Bolívia, Evo Morales, anunciou que o debate na Reunião Extraordinária da UNASUL (União das Nações Sul-Americanas) será duro e o objetivo é chegar a um acordo para impedir a presença de quaisquer tropas externas na região.

 

Afirmou que não há acordo prévio sobre os procedimentos que devem ser adotados a respeito do caso colombiano, pois o debate ocorrerá na reunião, que será realizada no dia 28 de agosto. Adiantou que o presidente colombiano será duramente questionado para dar esclarecimentos.

Os bolivarianos antevêem que o acordo militar entre colombianos e norte-americanos dará equilíbrio à região, pois já conta com o apoio do Peru, que também está negociando um Tratado de natureza semelhante com os norte-americanos e vai trabalhar com a favor da Colômbia.  Com as neutralidades de Brasil e Chile, o grupo conduzido pela Venezuela ficará em desvantagem, pois seus recursos são limitados, devido às dimensões de suas economias.

Tags:
Marcelo Suano - Analista CEIRI - MTB: 16479RS

É Fundador do CEIRI NEWSPAPER. Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade em São Paulo e Bacharel em Filosofia pela USP, tendo se dedicado à Filosofia da Ciência. É Sócio-Fundador do CEIRI. Foi professor universitário por mais de 15 anos, tendo ministrado aulas de várias disciplinas de humanas, especialmente da área de Relações Internacionais. Exerceu cargos de professor, assessor de diretoria, coordenador de cursos e de projetos, e diretor de cursos em várias Faculdades. Foi fundador do Grupo de Estudos de Paz da PUC/RS, do qual foi pesquisador até o final de 2006. É palestrante da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-RS), tendo exercido também os cargos de Diretor de Cursos e Diretor do CEPE/CEPEG da ADESG de Porto Alegre. Foi Articulista do Broadcast da Agência Estado e do AE Mercado (Política Internacional), tendo dado assessoria para várias redes de jornal e TV pelo Brasil, destacando-se as atuações semanais realizadas a BAND/RS, na RBS/RS e TVCOM (Globo); na Guaíba (Record), Rádioweb; Cultura RS; dentre vários jornais, revistas e Tvs pelo Brasil. Trabalhou com assessoria e consultoria no Congresso Nacional entre 2011 e 2017. É autor de livros sobre o Pensamento Militar Brasileiro, de artigos em Teoria das Relações Internacionais e em Política Internacional. Ministra cursos e palestra pelo Brasil e no exterior sobre temas das relações internacionais e sobre o sistema político brasileiro.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!