LOADING

Type to search

Morales é reeleito na Bolívia com pesquisas indicando que também terá maioria no Congresso

Share

As pesquisas de boca de urna indicam a reeleição de Evo Morales com, aproximadamente, 62% dos votos. As pesquisas também aponto que o atual presidente, que está sendo reeleito, conseguiu obter a  maioria no Congresso do país, conquistando 24, ou 25 cadeiras das 36 na Câmara de Senadores e 88 das 130 cadeiras na Câmara dos Deputados.

Com esta maioria nas mãos do partido do atual Presidente, o Mas (Movimento al Socialismo / Movimento para o Socialismo), Morales promete que aprofundará as mudanças em seu país, aumentando a participação do Estado na economia e acelerando o processo de nacionalização-estatização.

Analistas apontam que grande parte da derrota da oposição se deu devido a ausência de um programa claro e coerente da parte opositora, ao contrário do MAS e de Morales que apresentaram pontos a serem discutidos e um projeto de curto, médio e longo prazos, perpassando todos os pontos a idéia de resgate da dignidade do povo boliviano.

A questão da autonomia também foi aprovada com maioria por todos os Departamentos (correspondentes aos Estados no Brasil, tais como: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul etc.).

Foram votados quatro tipos de autonomia: a Departamental, a Regional, a Municipal e a Indígena, tornando obrigatória a aprovação de uma Lei de Autonomias e Descentralização, para elaborar os diferentes estatutos.

Tags:
Marcelo Suano - Analista CEIRI - MTB: 16479RS

É Fundador do CEIRI NEWSPAPER. Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade em São Paulo e Bacharel em Filosofia pela USP, tendo se dedicado à Filosofia da Ciência. É Sócio-Fundador do CEIRI. Foi professor universitário por mais de 15 anos, tendo ministrado aulas de várias disciplinas de humanas, especialmente da área de Relações Internacionais. Exerceu cargos de professor, assessor de diretoria, coordenador de cursos e de projetos, e diretor de cursos em várias Faculdades. Foi fundador do Grupo de Estudos de Paz da PUC/RS, do qual foi pesquisador até o final de 2006. É palestrante da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-RS), tendo exercido também os cargos de Diretor de Cursos e Diretor do CEPE/CEPEG da ADESG de Porto Alegre. Foi Articulista do Broadcast da Agência Estado e do AE Mercado (Política Internacional), tendo dado assessoria para várias redes de jornal e TV pelo Brasil, destacando-se as atuações semanais realizadas a BAND/RS, na RBS/RS e TVCOM (Globo); na Guaíba (Record), Rádioweb; Cultura RS; dentre vários jornais, revistas e Tvs pelo Brasil. Trabalhou com assessoria e consultoria no Congresso Nacional entre 2011 e 2017. É autor de livros sobre o Pensamento Militar Brasileiro, de artigos em Teoria das Relações Internacionais e em Política Internacional. Ministra cursos e palestra pelo Brasil e no exterior sobre temas das relações internacionais e sobre o sistema político brasileiro.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!