LOADING

Type to search

Mujica é eleito presidente do Uruguai

Share

Foi eleito presidente do Uruguai o atual senador e ex-ministro do governo Tabaré Vázquez, com um índice de 52% de votos contra, aproximadamente 43% do seu principal opositor Luiz Alberto Lacalle.

Segundo interpretação de analistas políticos, a vitória de José Mujica neste pleito eleitoral ocorreu devido à significativa aceitação popular que detém o atual presidente do país, Tabaré Vázquez, membro da ‘Frente Ampla” de esquerda.

Com esta vitória do seu candidato, o Presidente conseguiu fazer o seu sucessor, com a promessa de que ele continuará as projeto de país propostos até o momento.

De acordo com declarações da oposição, o receio dos uruguaios era de que o presidente eleito dia 29 radicalize a política em seu país, aproximando-se do presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

No entanto, ele buscou apresentar a imagem de conciliador e negociador, sempre se referindo ao presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva como o modelo a ser seguido, já que, no Uruguai, o brasileiro é identificado como um homem que negocia com todos os seguimentos da sociedade.

Ao reboque dessa postura, já declarou que irá ouvir todos os uruguaios, a começar pelos derrotados no pleito eleitoral, buscando um governo de união para produzir um projeto de Estado, para dar ao Uruguai um papel adequado no cenário latino-americano.

O presidente Lula parabenizou a festa cívica que foram as eleições uruguaias e acredita que terá um a aliado no seu trabalho pela união latino-americana.

Tags:
Marcelo Suano - Analista CEIRI - MTB: 16479RS

É Fundador do CEIRI NEWSPAPER. Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade em São Paulo e Bacharel em Filosofia pela USP, tendo se dedicado à Filosofia da Ciência. É Sócio-Fundador do CEIRI. Foi professor universitário por mais de 15 anos, tendo ministrado aulas de várias disciplinas de humanas, especialmente da área de Relações Internacionais. Exerceu cargos de professor, assessor de diretoria, coordenador de cursos e de projetos, e diretor de cursos em várias Faculdades. Foi fundador do Grupo de Estudos de Paz da PUC/RS, do qual foi pesquisador até o final de 2006. É palestrante da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-RS), tendo exercido também os cargos de Diretor de Cursos e Diretor do CEPE/CEPEG da ADESG de Porto Alegre. Foi Articulista do Broadcast da Agência Estado e do AE Mercado (Política Internacional), tendo dado assessoria para várias redes de jornal e TV pelo Brasil, destacando-se as atuações semanais realizadas a BAND/RS, na RBS/RS e TVCOM (Globo); na Guaíba (Record), Rádioweb; Cultura RS; dentre vários jornais, revistas e Tvs pelo Brasil. Trabalhou com assessoria e consultoria no Congresso Nacional entre 2011 e 2017. É autor de livros sobre o Pensamento Militar Brasileiro, de artigos em Teoria das Relações Internacionais e em Política Internacional. Ministra cursos e palestra pelo Brasil e no exterior sobre temas das relações internacionais e sobre o sistema político brasileiro.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.