LOADING

Type to search

Share

José “Pepe” Mujica assumiu a Preidência da República do Uruguai, ontem, dia 1 de março de 2010. Analistas têm afirmado que o perfil do presidente demonstra que se comportará de forma próxima a do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, buscando ser o ponto intermediário entre os variados setores do país.

Um exemplo que tentou dar de que adotará postura neste estilo ocorreu ao quando convidou as lideranças da oposição no país para participarem da reunião com a Secretária de Estados dos EUA, Hilary Clinton.

Em seu discurso apontou que trabalhará pela consolidação da aproximação entre os países latino-americanos, investindo na concretização dos Blocos e no fortalecimento dos Organismos existentes, bem como na criação de outros.

Com relação ao MERCOSUL, tem demonstrado que investirá para que o Bloco se realize plenamente, mas afirmou que exigirá reciprocidade dentro dele, posicionamento próximo ao do ex-presidente, Tabaré Vasquez.

Neste ponto, percebe-se que, poderá ocorrer um desvio dos procedimentos afirmados em seu discurso. É o momento em que os EUA podem surgir no cenário.

Tags:
Marcelo Suano - Analista CEIRI - MTB: 16479RS

É Fundador do CEIRI NEWSPAPER. Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade em São Paulo e Bacharel em Filosofia pela USP, tendo se dedicado à Filosofia da Ciência. É Sócio-Fundador do CEIRI. Foi professor universitário por mais de 15 anos, tendo ministrado aulas de várias disciplinas de humanas, especialmente da área de Relações Internacionais. Exerceu cargos de professor, assessor de diretoria, coordenador de cursos e de projetos, e diretor de cursos em várias Faculdades. Foi fundador do Grupo de Estudos de Paz da PUC/RS, do qual foi pesquisador até o final de 2006. É palestrante da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-RS), tendo exercido também os cargos de Diretor de Cursos e Diretor do CEPE/CEPEG da ADESG de Porto Alegre. Foi Articulista do Broadcast da Agência Estado e do AE Mercado (Política Internacional), tendo dado assessoria para várias redes de jornal e TV pelo Brasil, destacando-se as atuações semanais realizadas a BAND/RS, na RBS/RS e TVCOM (Globo); na Guaíba (Record), Rádioweb; Cultura RS; dentre vários jornais, revistas e Tvs pelo Brasil. Trabalhou com assessoria e consultoria no Congresso Nacional entre 2011 e 2017. É autor de livros sobre o Pensamento Militar Brasileiro, de artigos em Teoria das Relações Internacionais e em Política Internacional. Ministra cursos e palestra pelo Brasil e no exterior sobre temas das relações internacionais e sobre o sistema político brasileiro.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.