LOADING

Type to search

Novo embaixador da França saúda o fortalecimento da cooperação francesa no Haiti

Share

O novo embaixador da França em Porto Príncipe, Didier Le Bret, entregou esta terça-feira, dia 13 de outubro, sua carta de credenciamento ao chefe de Estado [haitiano], Rene Preval. O diplomata saudou o calor das relações franco-haitianas. Durante os últimos anos, mais de cinco ministros franceses visitaram o Haiti.

 

Além do fortalecimento no campo político, Sr. Le Bret sustentou que a França dá grande importância à cooperação econômica. Mencionou que o Estado haitiano acaba de se beneficiar com uma anulação de mais de US$ 1 bilhão. Também informou que o governo francês aporta uma contribuição de 54 milhões de euros para a realização de vários projetos de desenvolvimento no país.

Em termos de perspectivas, o novo embaixador anuncia o financiamento de uma rodovia de mais de80 Km. Neste marco, a Agência Francesa de Desenvolvimento fará uma contribuição de 40 milhões de euros para a construção desta estrada. Le Bret falou também do financiamento de outros projetos no país.

 

ORIGINAL

POLÍTICA INTERNACIONAL – Nuevo embajador de Francia Saluda el fortalecimiento de la cooperación francesa en Haití

El nuevo embajador de Francia en Puerto Principe, Didier Le Bret ha entregado este martes su carta de acreditación al jefe del Estado, Rene Preval. El diplomático  saluda el calor de las relaciones franco-haitianas. Durante los últimos anos mas de 5 ministros franceses han visitado Haití.

Además del fortalecimiento de las relaciones en el campo político, Sr. Le Bret ha sostenido que Francia da una gran importancia a la cooperación económica. Ha mencionado que el estado haitiano acaba de beneficiar una anulación de mas de mil  millones de dólares. También ha informado que el gobierno francés aporta una contribución de 54 millones de euros para la realización varios proyectos de desarrollo en el país.

En término de perspectivas, el nuevo embajador anuncia el financiamiento de una carretera de más de 80 kilómetros cuadrados. En este marco, la Agencia Francesa de Desarrollo hara una contribución de 40 millones de euros para la construcción de esta carretera.  M. Le Bret ha hablado también del financiamiento de otros proyectos para el pais.

Tags:
Jean Garry - Porto Príncipe (Haiti)

De nacionalidade haitiana, é formado em Marketing pela Universidad Interamericana de Santo Domingo, possui Pós-Graduação em Gestão de Projetos Sociais pela Universidad Autónoma de Santo Domingo e Mestrado em Economia pela Universidad Internacional de Andalucía (Espanha). É graduado no Curso de Gerenciamento Social do Instituto de Desenvolvimento Social (INDES) do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em Washington, e do curso Gestão Estratégica do Desenvolvimento Social e Regional da Comissão Econômica para América Latina (CEPAL) em Santiago do Chile. Tem experiência como Gerente de Marketing em diversas empresas privadas e trabalhou como consultor em Desenvolvimento Comunitário do Ministério de Obras Públicas do Haiti e em diversos projetos de desenvolvimento.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.