LOADING

Type to search

O Haití e os fundos da Petrocaribe

Share

A Petrocaribe é uma iniciativa de cooperação energética proposta pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez, para subministrar recursos petrolíferos aos países da região caribenha, sob condições de pagamento preferenciais. O Haiti é um dos países integrantes.

 

Este Acordo constitui uma oportunidade interessante, pois provê o governo haitiano de importantes recursos financeiros. Segundo os termos dos pagamentos exigidos na compra de petróleo, o governo deve pagar 40% do montante da compra em noventa dias. O resto pode ser pago num prazo de 25 anos, com uma taxa de juros de1 a2%, ao ano.

O uso destes recursos gerou muitos debates quanto a sua eficácia nas políticas públicas. Nesse sentido, o uso de 197 milhões de dólares dos fundos da Petrocaribe, após a passagem de furacões devastadores, foi muito criticado por vários setores da sociedade. O Deputado Jonas Coffy, por exemplo, afirmou que “o governo desviou 197 milhões de dólares destinados às vítimas do furacão no ano passado” (Fonte Rádio kiskeya/ www.radiokiskeya.com, em 2 de março de 2009).

Nesse sentido, o governo deve demonstrar maiores capacidades de gestão na governabilidade desses fundos para assegurar melhor futuro às gerações de que virão, pois elas terão de reembolsar tais empréstimos.

 

 

Original

Haití y los fondos del  Petrocaribe

El Petrocaribe es una iniciativa de cooperación energética del Presidente Chávez para suministrar recursos petroleros a los países de la región Caribeña bajo condiciones de pagos preferenciales. Haití constituye uno de los países de la región que integra este acuerdo.

Este acuerdo constituye una oportunidad muy interesante que provee importantes recursos financieros al Gobierno Haitiano. Según los términos financieros de este pago, el gobierno debe pagar 40% en los 90 días, y el resto dentro de un plazo de 25 anos con  una tasa de interés de 1 al 2%.

Sin embargo, el uso de estos recursos generó muchos debates  en cuanto a su eficacia en las políticas públicas. En este sentido, el uso de197 millones de dólares de los fondos  del petrocaribe después de las huracanes devastadoras es muy criticado por varios sectores de la sociedad. En opiniones del Diputado Jonas Coffy : “El gobierno desvió 197 millones de dólares destinados a las victimas de las huracanes el ano pasado” (Fuente Radio kiskeya/ www.radiokiskeya.com, marzo, 2 2009).

En este sentido, el gobierno debe demostrar mayores capacidades de gestión en la gobernabilidad  de estos fondos por asegurar un mejor futuro a las generaciones venideras que van a tener que rembolsar este préstamo.

Tags:
Jean Garry - Porto Príncipe (Haiti)

De nacionalidade haitiana, é formado em Marketing pela Universidad Interamericana de Santo Domingo, possui Pós-Graduação em Gestão de Projetos Sociais pela Universidad Autónoma de Santo Domingo e Mestrado em Economia pela Universidad Internacional de Andalucía (Espanha). É graduado no Curso de Gerenciamento Social do Instituto de Desenvolvimento Social (INDES) do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em Washington, e do curso Gestão Estratégica do Desenvolvimento Social e Regional da Comissão Econômica para América Latina (CEPAL) em Santiago do Chile. Tem experiência como Gerente de Marketing em diversas empresas privadas e trabalhou como consultor em Desenvolvimento Comunitário do Ministério de Obras Públicas do Haiti e em diversos projetos de desenvolvimento.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.