LOADING

Type to search

O Navio gigante “Oasis of the Sea” fez sua primeira escala no Haiti

Share

O maior e mais caro navio [turístico] do mundo, denominado “Oasis of the Sea”, fez sua primeira escala no Haiti, na quinta-feira, dia 3 de dezembro de 2009, com mais de 6.300 passageiros e passageiras e 2.000 homens e mulheres de tripulação, no porto turístico Labadee, reputado como uma das melhores praias do Caribe. O porto Labadee é localizado a 20 minutos de Cabo-Haitiano, a segunda cidade em ordem de importância no [país].

O barco, recém construído a um custo que supera um bilhão de dólares, pertence á companhia “Royal Caribean Cruise”. Com47 metrosde largura,360 metrosde comprimento e65 metrosabaixo do nível do mar tem 16 pontes, 21 piscinas, mais de 12 mil plantas e uma planta com capacidade de produzir4,1 litrosde água doce por dia.

Para o Ministro do Turismo Haitiano, Patrick Delatour, a preferência da empresa de cruzeiro pelo porto turístico haitiano se deve a um conjunto de fatores, como a necessidade de oferecer mais atrações aos turistas; a estabilidade política e ao retorno da ordem constitucional.

Para muitos setores da população, este evento constitui um feito importante que pode contribuir para melhorar a imagem do país no exterior, [conseguindo] também facilitar [a percepção do] lugar [como mais] preponderante, [o qual já foi] o principal protagonista do movimento turístico na região, nos anos 60.

No entanto, estes mesmo setores são muito céticos [em relação] à capacidade do governo atual para fortalecer estes esforços. [A acreditam que], em seu afã de controlar o poder político absolutamente, [o] governo está comprometendo a Paz e a estabilidade política, dois elementos chaves, em matéria de desenvolvimento turístico.

 

ORIGINAL

POLÍTICA INTERNACIONAL – El gigante barco “Oasis of the Sea”  hizo su primera escala en Haití

El barco mas grande y mas costoso del mundo, denominado “Oasis of the Sea”, hizo su primera escala en Haití el jueves 3 de diciembre con mas 6300 pasajeros y pasajeras y 2000 hombres y mujeres de equipaje, en el puerto turístico  Labadee, reputado como una las mejores playas del Caribe. El puerto Labadee es localizado a 20 minutos de  Cabo-Haitiano,  la segunda ciudad en orden de importancia en Haití.

El barco recién construido a un costo que supera los mil millones dólares,  pertenece a la compañía “Royal Caribean Cruise”. Con 47 metros de ancho, 360 metros de largo y 65 metros por debajo del nivel del mar, tiene 16 puentes, 21 piscinas, más de 12 mil plantas y una planta con capacidad d producir 4,1 litros de agua dulce al día.

Para el Ministro de Turismo Haitiano, Patrick Delatour, la preferencia de la compañía crucera por el puerto turístico haitiano se debe a un conjunto de factores como a la necesidad de ofrecer más atracciones a lo turistas,  la estabilidad política, al retorno del orden constitucional. 

Para muchos sectores de la población, este evento constituye un hecho importante que puede contribuir a mejorar la imagen del país al exterior para, también facilitar un lugar más preponderante como principal protagonista del movimiento turístico en la región en los anos 60. Sin embargo, estos mismos sectores son muy escépticos a la capacidad del gobierno actual para fortalecer estos esfuerzos. En su afán de controlar el poder político absolutamente, este gobierno esta comprometiendo la paz y la estabilidad política, dos elementos claves en materia  de desarrollo turístico. 

Tags:
Jean Garry - Porto Príncipe (Haiti)

De nacionalidade haitiana, é formado em Marketing pela Universidad Interamericana de Santo Domingo, possui Pós-Graduação em Gestão de Projetos Sociais pela Universidad Autónoma de Santo Domingo e Mestrado em Economia pela Universidad Internacional de Andalucía (Espanha). É graduado no Curso de Gerenciamento Social do Instituto de Desenvolvimento Social (INDES) do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em Washington, e do curso Gestão Estratégica do Desenvolvimento Social e Regional da Comissão Econômica para América Latina (CEPAL) em Santiago do Chile. Tem experiência como Gerente de Marketing em diversas empresas privadas e trabalhou como consultor em Desenvolvimento Comunitário do Ministério de Obras Públicas do Haiti e em diversos projetos de desenvolvimento.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.