LOADING

Type to search

O Secretário Geral Iberoamericano pede mais pragmatismo ao processo de integração do MERCOSUL

Share

O Secretário Geral Iberoamericano, Enrique Iglesias, afirmou ontem que o processo de integração latino-americano deve ser mais pragmático e, referindo-se ao MERCOSUL (Mercado Comum do Sul), indicou que este deve pontuar metas alcançáveis para evitar “uma frustração generalizada”.

 

Em Montevidéu, Iglesias, afirmou que a região latino-americana, de certa forma, foi pioneira ao intensificar a cooperação entre os Estados, mas, ao mesmo, tempo atualmente não “tem nenhuma forma de cooperação regional inteligente” que impulsione o processo de integração da região.

O Secretário lamenta que o processo de integração não tenha alcançado as expectativas geradas nos anos sessenta, sendo frustrante o pouco realizado em cinqüenta anos. Complementa sua crítica direcionada ao MERCOSUL afirmando que a região tem de definir objetivos menos ambiciosos e mais pontuais, orientados à promoção do comércio, investimentos e infra-estruturas.

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta