LOADING

Type to search

Okinawa comemora sob manifestações a data do 38° ano de retorno ao Japão

Share

A província de Okinawa comemorou no dia 15 de maio, sexta-feira passada, seu trigésimo oitavo aniversário, desde a sua devolução para o Estado japonês, sob manifestação contra a presença militar dos Estados Unidos na região.

Em 1972, a província foi devolvida à soberania japonesa, mas, mesmo com sua devolução, a presença militar norte-americana manteve-se presente no arquipélago. Okinawa é onde se encontra a maior concentração dos militares estadunidenses na área e tem recebido contraposição da população local, que não deseja ser uma área militarizada.

Neste final de semana foi realizada mais uma manifestação sobre a mudança da “Base Aérea de Futenma”. Cerca de 17 mil manifestantes fizeram uma corrente humana nos arredores da base.

O número de manifestações contra a presença militar dos EUA no país aumenta proporcionalmente à insatisfação da população com o atual primeiro ministro japonês, Yukio Hatoyama.

Tags:
Fabricio Bomjardim - Analista CEIRI - MTB: 0067912SP

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. Atualmente é membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!