LOADING

Type to search

ONU retira funcionários da Costa do Marfim e a França envia mais 300 militares ao país

Share

A missão da “Organização das Nações Unidas” (ONU) na Costa do Marfim (UNOCI) começou a retirar cerca de 200 funcionários após os freqüentes ataques à sua sede pelas forças leais ao ex-presidente do país, Laurent Gbagbo.

De acordo com autoridades militares da França, ontem, dia 3 de abril, tropas francesas tomaram o aeroporto da maior cidade da Costa do Marfim, Abidjan, com o objetivo de permitir a aterrissagem de aviões civis e militares para a retirada dos estrangeiros. Os franceses enviaram um reforço de 300 homens para a cidade, palco de violentos combates desde o dia 31 de março, elevando o total do efetivo francês para 1.400.

A “Secretária de Estado” norte-americana, Hillary Clinton, declarou também ontem, 3 de abril, que os EUA estão “profundamente preocupados” com a situação na Costa do Marfim e apelou para que Gbagbo deixe o cargo imediatamente para evitar o agravamento da situação no país.

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.