LOADING

Type to search

Oposição venezuelana resolve primeiro problema para enfrentar Chávez

Share

A Oposição venezuelana, corporificada na “Mesa de Unidade Democrática” (MDU) mostrou à mídia que pretende adotar comportamento estratégico no combate ao regime político imposto por Hugo Chávez ao país: apresentará candidato único ao pleito eleitoral no final de 2012 e pretende realizar prévias para garantir um candidato de coalização no início do ano eleitoral, em 12 de fevereiro,  sobre o qual, uma vez escolhido, todas as forças opositoras e seguimentos antagônicos ao chavismo trabalharão para que haja convergência de comportamentos e orientação estratégica em todas as etapas.

Acreditam que poderão derrotar o atual mandatário, pois de acordo com as declarações apresentadas, a idéia de que a Oposição é fragmentária, constitui-se de mito criado para não permitir ação coletiva.

Uma prova apresentada para reforçar este argumento foram as eleições legislativas do ano passado, 2010, quando houve vitória no voto popular, apesar de o partido do Governo, o “Partido Socialista Unido de Venezuela” (PSUV) ainda ter garantido maioria das cadeiras parlamentares, graças as manobras realizadas nas seções eleitorais para impedir a ascensão dos opositores.

Um do possíveis candidatos para concorrer contra o atual Presidente venezuelano é María Corina Machado, a deputada da Oposição que recebeu mais votos para “Assembléia Nacional” venezuelana. Ela já manifestou estar interessada em ser esta candidata, pois assumiu desejar dedicar sua vida a transformar  sociedade de seu país, trabalhando para torná-lo  mais justo e democrático, abandonando a atual configuração do que denominou ser um regime híbrido, ou seja, que aparenta ter democracia, mas esconde um regime totalitário, produzindo confusão na sociedade e na cidadania em geral, principalmente na forma de enfrentá-lo.

Analistas apontam que embora não haja alta probabilidade de a Oposição obter sucesso, tal qual afirmou Maria Corina, as chances aumentam devido a possibilidade de trabalhar as diferenças da “Frente Opositora” que constitui a MUD, na qual se reúnem os mais variados posicionamentos políticos e têm como ponto de unificação o antichavismo, carecendo contudo de Plataforma comum.

Acreditam que o lançamento do candidato unificado com antecedência poderá solucionar este problema e por isso criar as condições adequadas de contraposição organizada ao governo no embate da campanha eleitoral.

Tags:
Marcelo Suano - Analista CEIRI - MTB: 16479RS

É Fundador do CEIRI NEWSPAPER. Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade em São Paulo e Bacharel em Filosofia pela USP, tendo se dedicado à Filosofia da Ciência. É Sócio-Fundador do CEIRI. Foi professor universitário por mais de 15 anos, tendo ministrado aulas de várias disciplinas de humanas, especialmente da área de Relações Internacionais. Exerceu cargos de professor, assessor de diretoria, coordenador de cursos e de projetos, e diretor de cursos em várias Faculdades. Foi fundador do Grupo de Estudos de Paz da PUC/RS, do qual foi pesquisador até o final de 2006. É palestrante da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-RS), tendo exercido também os cargos de Diretor de Cursos e Diretor do CEPE/CEPEG da ADESG de Porto Alegre. Foi Articulista do Broadcast da Agência Estado e do AE Mercado (Política Internacional), tendo dado assessoria para várias redes de jornal e TV pelo Brasil, destacando-se as atuações semanais realizadas a BAND/RS, na RBS/RS e TVCOM (Globo); na Guaíba (Record), Rádioweb; Cultura RS; dentre vários jornais, revistas e Tvs pelo Brasil. Trabalhou com assessoria e consultoria no Congresso Nacional entre 2011 e 2017. É autor de livros sobre o Pensamento Militar Brasileiro, de artigos em Teoria das Relações Internacionais e em Política Internacional. Ministra cursos e palestra pelo Brasil e no exterior sobre temas das relações internacionais e sobre o sistema político brasileiro.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!