LOADING

Type to search

Países Sul-Americanos ameaçam boicotar a “Cimeira União Européia-América Latina” se Porfírio Lobo estiver presente

Share

A maioria dos países da América do Sul pretende boicotar a próxima “Cimeira União Européia-América Latina”, que será realizada em Madri, nos dias 17 e 18 de Maio, para protestar contra o convite feito ao Presidente das Honduras, Porfírio Lobo, para participar do evento. O anúncio foi feito pelo líder equatoriano, Rafael Correa, que exerce a presidência rotativa da “União das Nações Sul-Americanas” (UNASUL).

Porquê? Porque sentimos que somos ignorados e que continuamos como se nada se passasse em Honduras“, afirmou Correa.

O Presidente da Bolívia, Evo Morales, afirmou que durante a “Cúpula da UNASUL” os líderes sul-americanos decidiram “por consenso” estar presentes “quando não participe o Governo que vem da ditadura” hondurenha.

Não queremos boicotar a Cimeira, queremos que a Europa reflita duas vezes. Se Lobo não for convidado, estou convencido de que a maioria irá“, afirmou o venezuelano Hugo Chávez.

Um Ministro, falando a mídia sob condição de anonimato, afirmou que o Presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva também pretende ignorar a próxima “Cimeira da AL-EU” se Lobo for.

Com exceção da Colômbia e Peru, todos os outros países sul-americanos não reconhecem a eleição de Porfírio Lobo.

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!