LOADING

Type to search

“Parlamento Europeu” Confirmará a Nova “Comissão Européia”

Share

O Parlamento Europeu confirmará hoje, dia 9 de fevereiro, a nova “Comissão Européia”, finalizando os três meses de atrasos e uma maratona de audições realizadas com os comissários indicados para formar a nova equipe de José Manuel Durão Barroso, presidente da Comissão.

As audições constituíram um processo difícil, marcado pelas dúvidas sobre a competência de Catherine Ashton, vice-presidente da Comissão e “Representante da Política Externa da União Européia”, e pela renúncia da candidata ao posto de “Comissária Européia para a Ajuda Humanitária”, originalmente indicada pela Bulgária.

A Comissão Européia é uma instituição supranacional e independente, composta por 27 comissários, designados por todos os Estados membros, individualmente. Cada um é responsável por uma pasta, com um mandato de cinco anos, durante o qual possui a responsabilidade de propor leis, implantar decisões e definir o orçamento comunitário.

A Comissão é a única instituição européia com poder de proposta em quase todas as matérias, com exceção das políticas Externa e de Segurança. Apesar de ser uma instituição central para o Bloco, não tem poder de decisão. Este poder encontra-se no “Conselho Europeu”, que representa os governos nacionais e do “Parlamento Europeu”, com a função de controle sobre o executivo (Comissão).

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!