LOADING

Type to search

Partido islâmico pretende chegar ao poder nos principais municípios da Espanha

Share

Um grupo de muçulmanos que moram há anos em Granada (Espanha) impulsionou a criação do Partido Renascimento e União da Espanha (PRUNE), que tem como objetivo geral “velar pelos interesses das minorias” e caracteriza-se por ter o Islã como fator determinante em sua formação.

No mês de maio deste ano, os fundadores do PRUNE enviaram ao Ministério de Interior da Espanha a documentação e os estatutos do partido e, no dia 23 de julho, o governo espanhol aprovou oficialmente a sua formação.

O PRUNE se apresentou oficialmente neste mês de novembro por intermédio de seu presidente, Mostafa Bakkach El Aamrani, também Vice-Presidente da Federação Espanhola de Entidades Religiosas Islâmicas.

O PRUNE pretende promover políticas dirigidas a potencializar e desenvolver princípios como os de “justiça, igualdade, solidariedade e liberdade”. Estas ações serão desenvolvidas “desde a consideração do Islã como fonte destes princípios”. A formação do partido leva em consideração esta religião em sua ação política, afirmou El Aamrani, acrescentando que este é “um fator determinante para a regeneração moral e ética da sociedade espanhola”.

O partido já tem delegação em Astúrias e prevê abrir novas sedes em Madrid, Barcelona, Valência e Zaragoza, para conseguir mais apoio e afiliados, pois pretende concorrer nas próximas eleições municipais de 2011 “no maior número possível” de cidades espanholas.

Segundo informações do “Estudo sobre a Comunidade Imigrante Muçulmana2008”, realizado pela empresa Metroscopia para os ministérios da Justiça, do Interior, do Trabalho e Ministério da Imigração da Espanha, há, atualmente, 1.145.424 muçulmanos no país. Este número está muito acima dos 525.000 muçulmanos que viviam em solo espanhol em 2003, mostrando que a presença duplicou em apenas cinco anos.

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!