LOADING

Type to search

Partido socialista, atualmente no governo, vence eleições locais na Grécia

Share

Resultados parciais mostram que o “Partido Socialista”, atualmente no poder, venceu as eleições locais na Grécia, realizadas no domingo, dia 7 de novembro. Com isso, o primeiro-ministro, George Papandreou, desistiu de adiantar as eleições nacionais, caso fosse derrotado na disputa local.

Papandreau havia dito que dissolveria o Parlamento caso não conseguisse apoio para pôr em prática os cortes orçamentários e as reformas definidas em maio, após o país ter recebido uma ajuda financeira de 110 bilhões de dólares da “União Européia” (UE) e do “Fundo Monetário Internacional” (FMI).

As eleições ocorreram em uma conjuntura de descontentamento dos eleitores e foram qualificadas como uma espécie de referendo sobre o duro programa de austeridade de três anos adotado pelo governo e bastante criticado pela oposição.

Com mais de 50% dos votos apurados, os candidatos socialistas estavam à frente em sete das 13 regiões eleitorais do país, incluindo a província da Ática, onde vivem 40% da população grega. O “Partido Nova Democracia”, da oposição, deve ser vitorioso em cinco províncias. Na região restante, as duas forças políticas travam uma apertada disputa.

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.