LOADING

Type to search

“Presidência rotativa da União Europeia”: sai a Espanha entra a Bélgica

Share

A Bélgica assumiu ontem, dia 1 de julho, a “Presidência rotativa da União Européia” (UE) tendo como objetivos principais retirar o bloco da crise, completar as reformas econômicas e financeiras necessárias e auxiliar na criação do corpo diplomático europeu.

Os belgas assumem o posto em meio a uma complexa situação política interna em seu país, que está sob direção de um Governo interino, o que levanta dúvidas sobre suas condições para dar andamento aos ambiciosos objetivos do programa na UE.

Analistas acreditam que a crise política entre francófonos e flamengos belgas colocará em relevância Herman Van Rompuy, “Presidente do Conselho Europeu” e Catherine Ashton, “Alta Representante da Política Externa Européia”, pois estes líderes terão de se impor no cenário político europeu, pois se prevê que haverá falta de protagonismo do país que está assumindo a “Presidência rotativa da União Europeia”.

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.