LOADING

Type to search

Presidente da Colômbia chegará ao Brasil hoje, para visita oficial de dois dias

Share

O presidente da Colômbia chegará ao Brasil hoje, dia 31 de agosto, para visita oficial que fará nos dias 1 e 2 de setembro. A visita foi acertada entre os presidentes de Brasil e Colômbia, Luiz Inácio Lula da Silva e Juan Manuel Santos, respectivamente, no dia 7 de agosto, data da posse de Santos como Presidente da Colômbia.

O colombiano virá acompanhado de sua Chanceler, Maria Ângela Holguín; do ministro do “Comércio, Indústria e Turismo”, Sérgio Diaz Granados, e de uma comitiva de empresários.

Santos reconhece a importância econômica e estratégica do Brasil para o cenário regional e mundial, mas as relações entre os dois países são pouco intensas e distantes, apesar de cordiais.

Nas palavras do Presidente colombiano: “Acreditamos que o Brasil, por sua importância estratégica regional, é um grande parceiro da Colômbia“. A idéia é estreitar laços com vistas a incrementar as relações comerciais, culturais e turísticas entre os dois países.

Como afirmou o ministro Granados, o desejo é “aumentar os laços de amizade, comerciais, de investimento e turismo com esse país sul-americano, que conta com uma das economias mais dinâmicas da região“.

Eles pretendem apresentar a política comercial d atual governo para estabelecer uma lista de produtos e que possam ser de interesse mútuo e, assim, criar Acordos objetivos e um protocolo de trabalho conjunto, estimulando comércio entre ambos.

Segundo dados divulgados pelo governo colombiano e disseminados pela mídia, de janeiro a junho de 2010, o Brasil recebeu apenas 2,3% dos 19,249 bilhões de dólares exportados pela Colômbia. Da mesma forma, do total de  18,297 bilhões importados, apenas 6,3% provieram do Brasil.

A idéia é estabelecer um projeto que possa incrementar esta relação, estimulando ainda os investimentos brasileiros no país e o fluxo de turismo, que já está em ritmo de crescimento, pois o volume de turistas brasileiros na Colômbia entre janeiro e julho de 2009 foi de 25.875, já no mesmo período de 2010 foi de 36.147 pessoas.

Tags:
Marcelo Suano - Analista CEIRI - MTB: 16479RS

É Fundador do CEIRI NEWSPAPER. Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade em São Paulo e Bacharel em Filosofia pela USP, tendo se dedicado à Filosofia da Ciência. É Sócio-Fundador do CEIRI. Foi professor universitário por mais de 15 anos, tendo ministrado aulas de várias disciplinas de humanas, especialmente da área de Relações Internacionais. Exerceu cargos de professor, assessor de diretoria, coordenador de cursos e de projetos, e diretor de cursos em várias Faculdades. Foi fundador do Grupo de Estudos de Paz da PUC/RS, do qual foi pesquisador até o final de 2006. É palestrante da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-RS), tendo exercido também os cargos de Diretor de Cursos e Diretor do CEPE/CEPEG da ADESG de Porto Alegre. Foi Articulista do Broadcast da Agência Estado e do AE Mercado (Política Internacional), tendo dado assessoria para várias redes de jornal e TV pelo Brasil, destacando-se as atuações semanais realizadas a BAND/RS, na RBS/RS e TVCOM (Globo); na Guaíba (Record), Rádioweb; Cultura RS; dentre vários jornais, revistas e Tvs pelo Brasil. Trabalhou com assessoria e consultoria no Congresso Nacional entre 2011 e 2017. É autor de livros sobre o Pensamento Militar Brasileiro, de artigos em Teoria das Relações Internacionais e em Política Internacional. Ministra cursos e palestra pelo Brasil e no exterior sobre temas das relações internacionais e sobre o sistema político brasileiro.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!