LOADING

Type to search

Presidente Italiano apóia conciliação entre as duas Coréias

Share

Ontem, dia 14 de setembro, o presidente italiano, Giorgio Napolitano, em visita a Seul (capital da Coréia do Sul) ressaltou a importância do diálogo entre as duas Coréias para se chegar a uma aproximação entre as partes e, principalmente, para por fim ao programa nuclear norte-coreano. Neste sentido, Napolitano pede a retomada de negociações entre os dois países.

 

No dia 13 de setembro, Seul informou que não se oporá às conversações diretas entre os Estados Unidos e o regime de Pyongyang. O anúncio foi feito um dia após P. J. Crowley, porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, ter dito que Washington se preparava para aceitar a proposta do líder norte-coreano em iniciar conversações diretas com os Estados Unidos.

O diálogo com os Estados Unidos deverá se estender às negociações com o esforço diplomático conjunto formado pela China, Estados Unidos, Coréia do Sul, Rússia, Japão e Coréia do Norte com objetivo de fechar um acordo, visando prestar auxílio econômico aos norte-coreanos, em troca da finalização do seu programa nuclear.

Para o Chefe de Estado italiano, o diálogo entre as duas Coréias é de suma importância para os avanços das negociações sobre a questão nuclear e também para diminuir tensões políticas regionais.

Além da presença da comitiva italiana na inauguração da nova Embaixada da Itália em Seul, os italianos também conversaram sobre o estreitamento de relações econômicas, sociais e culturais. Na próxima semana, o presidente Giorgio Napolitano segue para o Japão.

Tags:
Fabricio Bomjardim - Analista CEIRI - MTB: 0067912SP

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. Atualmente é membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!