LOADING

Type to search

Primeiro Ministro Chinês em visita a Coréia do Norte

Share

No dia 04 de outubro, domingo, o Premier chinês Wen Jiabao esteve em Pyongyang e foi recebido pessoalmente pelo líder norte coreano, Kim Yong Li para discutirem sobre as relações entre os dois países.

 

Wen afirmou que este ano marca o 60º aniversário das relações entre a China e a República Popular Democrática da Coréia (RPDC). Nas últimas seis décadas ambos Estados mantiveram boas contribuições para o desenvolvimento dos países, a salvaguarda da paz, bem como a estabilidade da Península Coreana e da região.

Kim Yong Li não costuma receber visitas pessoalmente e as negociações não são realizadas diretamente com ele. Sua última presença em público foi no ano de 2007 para receber o Nong Duc Manh, secretário-geral do Partido Comunista do Vietnã, mas, hoje, a sua presença no aeroporto para receber o premier chinês demonstra a importância por parte de Pyongyang em manter relações com o país vizinho, que continua sendo o principal parceiro comercial e tem forte influência no governo norte coreano.

Durante o encontro foi confirmado que a China dará assistência em diversificados setores, como na economia, o turismo e o intercâmbio intelectual para melhorar o desenvolvimento da RPDC.

Para os nortes coreanos, a visita de um alto funcionário do Partido Comunista Chinês, depois do presidente Hu, em 2005, é um sinal de que os chineses dão importância para o país e esta visita “abrirá um novo capítulo na história da amizade”, como foi divulgado no jornal norte-coreano Rodong Sinmun.

Quanto à questão nuclear, foi discutido sobre a paralisação do processo de desnuclearização da península norte-coreana, já que Pyongyang se mostrou disposta a conversar sobre as negociações multilaterais e bilaterais.

A visita do Premier chinês ao país, em função do peso que a tem China nas relações com a Coréia do Norte, é visto pelos analistas com expectativas para se buscar a uma resolução quanto as discussões do programa nuclear norte-coreano.

Tags:
Fabricio Bomjardim - Analista CEIRI - MTB: 0067912SP

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. Atualmente é membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.