LOADING

Type to search

Reflexões sobre o Exército haitiano

Share

Uma das instituições com peso histórico importante na vida dos haitianos é o Exército. A Instituição constitui um símbolo de unidade e orgulho na formação da identidade nacional. O exército haitiano contribuiu numa das epopéias mais famosas da história, na guerra da independência, vencendo as forças coloniais francesas, um dos exércitos mais poderosos da época, para construir a primeira república negra do novo mundo, em 1804 e abolir a escravidão.

 

De 1804 até nossos dias, deve-se reconhecer que esta instituição teve ações controvertidas. Realizou atos contra a estabilidade e desenvolvimento da nação. Como exemplo, pode-se citar o muito criticado “Golpe de Estado” contra Jean Bertrand Aristide, em 1991. No entanto, nenhum ato, nenhuma controvérsia, justifica sua abolição, ou desmobilização. De fato, ele foi desmobilizado por um Decreto Presidencial anticonstitucional, depois da re-instauração da ordem constitucional, no marco do retorno de Aristide ao poder, em 1994.

Nesse sentido, alguns observadores questionaram o papel de outros exércitos da região afirmando que fizeram ações mais questionadas que o haitiano e tem presença no solo nacional sob a bandeira das Nações Unidas (ONU – Organização das Nações Unidas). Mas, essas instituições se modernizam e se reorientam sob os desafios da democracia e sob a direção dos respectivos poderes civis. O mesmo pode ocorrer no Haiti e aproveita-se a oportunidade para questionar a decisão de desmobilizar a instituição castrense haitiana.

 

ORIGINAL

Reflexiones acerca del ejército haitiano

Una de las instituciones con un peso histórico importante en la vida de los haitianos es el ejército. Como todo país constituye un símbolo de unidad y  orgullo en la conformación de una identidad nacional. Este ejercito  ha  contribuido a una de las epopeyas mas famosas de la historia de la humanidad venciendo las fuerzas coloniales franceses, uno de los ejércitos mas potentes de la época, en la guerra de la independencia para construir la primera  republica negra del nuevo mundo en 1804 y abolir la esclavitud.

De 1804 a nuestros días, hay que reconocer que esta institución tuvo un recorrido muy controvertido. Ha realizado muchos actos en contra de la estabilidad y del desarrollo de la nación. Por ejemplo es muy criticado por el golpe de estado en contra de Jean Bertrand Aristide en 1991.  Sin embargo ningún acta, ninguna controversia no justifica su abolición o desmovilización. De hecho, ha sido desmovilizada  por un decreto presidencial anticonstitucional después de la reinstauración del orden constitucional en el marco  del retorno  de  Aristide al poder en 1994.

En este sentido, algunos observadores cuestionaron el papel de otros ejércitos de la región que tuvieron un papel  mucho más negativo que el  haitiano y que tiene una presencia en el sol nacional  bajo el  sombrero de las Naciones Unidas.  Estas instituciones se modernicen y se reorienten de acuerdo a los retos de la democracia bajo la dirección del poder civil.  Lo mismo habría podido ocurrir en Haití y aprovechamos para cuestionar la oportunidad de la  decisión para  desmovilizar a  nuestra institución castrense.

 

Tags:
Jean Garry - Porto Príncipe (Haiti)

De nacionalidade haitiana, é formado em Marketing pela Universidad Interamericana de Santo Domingo, possui Pós-Graduação em Gestão de Projetos Sociais pela Universidad Autónoma de Santo Domingo e Mestrado em Economia pela Universidad Internacional de Andalucía (Espanha). É graduado no Curso de Gerenciamento Social do Instituto de Desenvolvimento Social (INDES) do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em Washington, e do curso Gestão Estratégica do Desenvolvimento Social e Regional da Comissão Econômica para América Latina (CEPAL) em Santiago do Chile. Tem experiência como Gerente de Marketing em diversas empresas privadas e trabalhou como consultor em Desenvolvimento Comunitário do Ministério de Obras Públicas do Haiti e em diversos projetos de desenvolvimento.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.