LOADING

Type to search

Relacionamento de China e Japão está sob tensão

Share

Chineses e japoneses estão com diálogo sob tensão depois que um navio pesqueiro chinês colidiu, no inicio do mês, com um barco patrulha japonês no mar da China Oriental. Após a colisão, as autoridades japonesas apreenderam o barco e a tripulação e o governo da China está exigindo sua libertação.

O incidente ocorreu próximo à ilha de Senkaku, uma região que fica cerca de 120 milhas do leste de Taiwan e está sobre controle dos japoneses. A região é um dos principais motivos de tensões entre Taiwan, China e Japão, pois todos disputam a soberania sobre a região.

O conselheiro de Estado, Dai Bingguo, convocou uma reunião com o embaixador do Japão, Uichiro Niwa, neste domingo (dia 12 de setembro) para discutir a situação atual, pois o impasse está piorando a situação das relações sino-japonesas.

Após o incidente, no último dia 7 de setembro, o governo de Beijing cancelou, por tempo indeterminado, as negociações com o Japão sobre questões territoriais e, segundo o “Ministério dos Negócios Estrangeiros da China”, isto pode ter sido apenas a “ponta do iceberg”.

Tags:
Fabricio Bomjardim - Analista CEIRI - MTB: 0067912SP

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. Atualmente é membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.