LOADING

Type to search

Relançamento da “Comissão Mista Haiti-República Dominicana”

Share

O Presidente da República Dominicana, Leonel Fernández, realizou uma turnê neste sábado, 31 de julho, para relançar a “Comissão Mista Bilateral Haitiana-Dominicana”. Para o Presidente da República Dominicana, esta Comissão deve converter-se em um “Fórum de Diálogo Permanente” para tratar os temas e dificuldades comuns e permitir a construção de consensos e soluções conjuntas.

No marco da cerimônia de relançamento, o governante dominicano foi condecorado por seu homólogo haitiano, René Préval, com a “Ordem Nacional Pan-Americana Petion e Bolívar”, pelo apoio da República Dominicana ao Haiti, depois do Terremoto.

Nos seus discursos, ambos Presidentes assinalaram problemas comuns, como investimento, comércio, agricultura, esportes, juventude, saúde, cultura, desenvolvimento fronteiriço, inovação e desenvolvimento tecnológico. “Este relançamento da Comissão Mista Bilateral é uma oportunidade para abordar temas às vezes mal entendidos, como é o de migração, que se podem perfeitamente superar”, declarou Fernández.

Os dois países acordaram utilizar o mecanismo da “Comissão Mista” como um Fórum de diálogo e combinação, tal como se estabeleceu na declaração conjunta. Ambos governos manifestaram seus interesses de privilegiar este espaço para identificar projetos de cooperação e interesses comuns e assegurar a continuação para as suas realizações.

ORIGINAL

POLÍTICA Y COOPERACION INTERNACIONAL – Relanzamiento de la comisión mixta haitiano dominicana

El Presidente de la República Dominicana,  Leonel Fernández ha  realizado una gira este sábado 31 de mayo para relanzar la comisión mixta bilateral haitiano dominicana.  Para el Presidente de la República Dominicana, esta comisión debe convertirse en un foro de diálogo permanente para tratar los temas y dificultades comunes que permitirán construir consensos soluciones conjuntas.

En el marco de la ceremonia de relanzamiento, el mandatario dominicano fue condecorado por su homologo haitiano René Préval con el Orden Nacional Panamericana Petion y Bolívar por el apoyo de la República Dominicana después del Terremoto.

En sus discursos, ambos presidentes señalaron problemas comunes, como inversión, comercio, agricultura, deportes, juventud, salud, cultura, desarrollo fronterizo e innovación y desarrollo tecnológico. “Este relanzamiento de la Comisión Mixta Bilateral es una oportunidad para abordar temas mal entendidos a veces, como es el de migración, que se pueden perfectamente superar” dijo Fernández.

En tanto, los dos países acordaron utilizar el mecanismo de la Comisión Mixta como un foro de diálogo y concertación, tal y como se establece en la declaración conjunta. Los dos gobiernos manifestaron su interés de privilegiar este espacio para identificar proyectos de cooperación e interés común y asegurar el seguimiento para su realización.

Tags:
Jean Garry - Porto Príncipe (Haiti)

De nacionalidade haitiana, é formado em Marketing pela Universidad Interamericana de Santo Domingo, possui Pós-Graduação em Gestão de Projetos Sociais pela Universidad Autónoma de Santo Domingo e Mestrado em Economia pela Universidad Internacional de Andalucía (Espanha). É graduado no Curso de Gerenciamento Social do Instituto de Desenvolvimento Social (INDES) do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em Washington, e do curso Gestão Estratégica do Desenvolvimento Social e Regional da Comissão Econômica para América Latina (CEPAL) em Santiago do Chile. Tem experiência como Gerente de Marketing em diversas empresas privadas e trabalhou como consultor em Desenvolvimento Comunitário do Ministério de Obras Públicas do Haiti e em diversos projetos de desenvolvimento.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.